Isabel Maranhão e Vanesca Minas Gerais Foto Mônica Aguiar "Destaque Mulher Negra 2016" |
A mulher negra ganhou representatividade
na publicidade brasileira. Segundo pesquisa da agência Heads, empresa
signatária da campanha He for She, da ONU Mulheres, 21% das protagonistas de
campanhas veiculadas na televisão no segundo semestre de 2017 eram negras. Foi
um salto em relação ao primeiro semestre, quando a participação havia sido de
apenas 4% e o maior índice desde o início do levantamento, há dois anos e meio.
Além da questão quantitativa,
os dados também mostraram uma evolução qualitativa. Em 91% dos casos, as
mulheres negras aparecem “empoderadas”. Isso quer dizer, explica Ira Berloffa
Finkelstein, vice-presidente de estratégia da Heads, que elas são protagonistas
e aparecem exercendo funções de destaque, em vez de repetir estereótipos
sociais.
Participação da mulheres negras em campanhas
2º sem. de 2003 : 3%
1º sem. de 2010: 1%
2º sem. de 2010: 12%
1º sem. de 2017 : 4%
2º sem. de 2017 : 21%
DIVISÃO RACIAL
Mulheres brancas :74%
Mulheres Negras: 21%
Diversas : 5%
Homens Brancos :87%
Homens Negros :7%
Diversos :6%
Entre as celebridades que foram
vistas na propaganda este ano estão a apresentadora Bela Gil, a atriz Sheron
Menezes e as cantoras Karol Conka e Preta Gil. Para a executiva da Heads, a
lista de nomes recrutados para campanhas está crescendo e mostra que, aos
poucos, “ícones” do poder da mulher negra começam a surgir na publicidade –
segundo ela, Karol Conka é o principal deles atualmente.
Fonte texto: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário