terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Mulher negra conquista espaço na publicidade

Isabel Maranhão e Vanesca   Minas Gerais 
Foto Mônica Aguiar "Destaque Mulher Negra 2016"
A mulher negra ganhou representatividade na publicidade brasileira. Segundo pesquisa da agência Heads, empresa signatária da campanha He for She, da ONU Mulheres, 21% das protagonistas de campanhas veiculadas na televisão no segundo semestre de 2017 eram negras. Foi um salto em relação ao primeiro semestre, quando a participação havia sido de apenas 4% e o maior índice desde o início do levantamento, há dois anos e meio.

Além da questão quantitativa, os dados também mostraram uma evolução qualitativa. Em 91% dos casos, as mulheres negras aparecem “empoderadas”. Isso quer dizer, explica Ira Berloffa Finkelstein, vice-presidente de estratégia da Heads, que elas são protagonistas e aparecem exercendo funções de destaque, em vez de repetir estereótipos sociais. 

Participação da mulheres negras em campanhas 
 2º sem. de 2003 : 3%
1º sem. de 2010: 1%
2º sem. de 2010: 12%
1º sem. de 2017 :  4%
2º sem. de 2017 : 21%

DIVISÃO RACIAL 
Mulheres brancas :74%
Mulheres Negras: 21%
Diversas : 5%

Homens Brancos :87%
Homens Negros :7%
Diversos :6%

Entre as celebridades que foram vistas na propaganda este ano estão a apresentadora Bela Gil, a atriz Sheron Menezes e as cantoras Karol Conka e Preta Gil. Para a executiva da Heads, a lista de nomes recrutados para campanhas está crescendo e mostra que, aos poucos, “ícones” do poder da mulher negra começam a surgir na publicidade – segundo ela, Karol Conka é o principal deles atualmente.

Fonte texto: Estadão 



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS