quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

15º Ano do Festival Cena Brasil

por Mônica Aguiar 

 O Festival esta na sua décima quinta edição este ano  2017, acontecerá  nos próximos dias 16  e 17  de dezembro, na Praça do Fortim, das 18h às 22h, na Beira-mar do Sítio Histórico de Olinda.

Com mais de 300 inscritos e slogan Dignidade Urbana e Paz, 10 bandas e grupos culturais selecionados se apresentarão no palco do 15º ano do Festival Cena Brasil. As atrações tiveram seus currículos analisados durante 40 dias pela curadoria do projeto Sena Brasil.

O Sena Brasil também realiza anualmente durante a festividade no mínimo duas oficinas de capacitação. Nesta edição:- rádio comunitária, filmagem e fotografia para eventos. As oficinas tem duração de uma semana com 15 horas de aulas teóricas, e 08 horas aulas práticas. 

Dez bandas e Grupos agitaram o Festival nestes dois dias:  Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza! e Zé Lamúria,  Banda Marlevou, Pax Nindi (Inglaterra), Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olind.
As  atividades acontecerão a partir das 18 horas no sábado dia  (16) e domingo dia (17) às 15 horas.

As apresentações do sábado, têm destaque pela diversidade de sons. Do autêntico coco ao regionalismo e o rock. 
No segundo e último dia do evento (domingo – 17), o 15º Festival Cena Brasil apresenta a proposta de um mix, que vai do maracatu ao reggae, música regional e a apresentação do inglês Pax Nindi, que traz uma mistura de África com Europa.

Outro plus ficará por conta da realização do “Ato político cultural em defesa da igualdade racial”, realizado por diversos ativistas da consciência negra em Olinda e com a participação de grupos e manifestações afro-brasileiras. O manifesto vai acontecer no domingo (17.12), no Pátio do Fortim, na orla do sítio histórico, às 16h.

No ambiente do Festival Cena Brasil será celebrado também a aprovação do Dia Nacional do Maracatu, instituído por unanimidade pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A Lei Dia Nacional do Maracatu foi fixada  no dia 1º de agosto, é um  projeto da deputada federal Luciana Santos (PCdoB/PE).  A data é uma homenagem a Luiz de França, o “Mestre Luiz”, que comandou o Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, por 40 anos e morreu há 15. O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e completou 155 anos em 2017.

O Maracatu é um ritmo afrobrasileiro originado no Estado de Pernambuco. Os sons do seu 'baque' formado pelo conjunto de alfaias, agbês e gonguês já influenciaram importantes movimentos musicais brasileiros, como o Manguebeat, inciado com Chico Science. Agora, esse som tipicamente pernambucano ganhou uma data comemorativa, válida em todo território brasileiro, homenageado no Festival Cena Brasil.

O evento é gratuito.
SERVIÇO:

15º Festival Cena Brasil | Edição 2017
Local : No pátio do Fortim do Queijo, Carmo, Olinda

  • Sábado (16.12), a partir das 18h, shows do Coco na Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza e Zé Lamúria.
  • Domingo (17.12), às 15h, acontecem as apresentações das bandas e grupos Marlevou, Pax Nindi, Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olinda.


O Festival Cena Brasil

CENA BRASIL, um Festival  que acontece há 14 anos em uma das mais importantes cidades patrimônio do país: Olinda.
O Festival vem promovendo o diálogo entre ritmos e estilos musicais, focando em abrir espaço para novos talentos e ressaltando artistas já reconhecidos pelo seu trabalho. 
O CENA BRASIL destaca-se cada vez mais pela peculiaridade de suas atividades, pois o é o único festival do gênero em Olinda, que trabalha música, dança, audiovisual, comunicação, exposições, formação e informação. Este Festival vem atraindo diversos tipos de públicos, que lotam praças, auditórios e salas, prestigiando e divulgando os que dele participam e movimentando a cena cultural do estado.
Deixe sua marca em um festival que vem crescendo e se consolidando a cada ano, agregando novos parceiros, garantindo qualidade e inovação. Amplie ainda mais seu alcance.

http://cenabrasil.blogspot.com.br/ 

Conversa com : Viviane Alves, coordenadora do projeto  (81) 3494.447881 985025697
Fonte e Fotos: Cristiano Jerônimo, assessoria de comunicação



Nenhum comentário: