terça-feira, 11 de março de 2014

Ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), participa da abertura do Centenário de Abdias Nascimento

A Ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), participa da abertura nesta sexta (14/03), às 14, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Rua Barão de Tefé, 75, Saúde, Região Portuária do Rio de Janeiro. Seminário, mesa redonda, performances artísticas, fazem parte da programação em homenagem a Abdias, ícone do combate ao racismo no Brasil
Centenário de Abdias Nascimento terá ampla programação no Rio de Janeiro
O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) organizou para esta sexta-feira (14/03), no Rio de Janeiro, uma ampla programação alusiva ao centenário de Abdias Nascimento. A cerimônia de abertura será às 14h, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Rua Barão de Tefé, 75, Saúde, Região Portuária, e contará com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. O roteiro completo da atividade pode ser consultado no sitewww.ipeafro.org.br.


Sob o título “Os ancestrais do Valongo - Centenário de Abdias Nascimento”, a atividade inclui a mini-exposição “Abdias Plural e Único”, apresentações musicais de Nilze Carvalho e Regional Saci Chorão, além de recital de poesias do homenageado, ícone da luta contra o racismo no Brasil.
Às 15h, haverá um seminário com participação de Wande Abimbola, expoente e estudioso da tradição de Ifá, ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria, fundador do Instituto do Legado de Ifá; Olabiyi Yai, pesquisador, autoridade cultural, ex-embaixador da República de Benin; ex-presidente do Conselho Executivo da Unesco. A fala de Abimbola será seguida de uma mesa redonda com Anani Dzidzienyo (Universidade Brown, EUA), Kabengele Munanga (USP), Sueli Carneiro (Geledés), e Leda Maria Martins (UFMG).
A programação inclui ainda um cortejo para o Cais do Valongo, às 18h, cerimônia interreligiosa, orações e oferendas nas tradições orais brasileiras e africanas – com convidados internacionais e autoridades do candomblé, umbanda, povos indígenas, ciganos, tradição de ifá, além de homenagem aos ancestrais do Valongo. Em seguida haverá apresentações artísticas, entre elas: ‘Tributo a Abdias’ (Terno de Cambraia); ‘As Quebradas contam Abdias’ (Universidade das Quebradas, PACC / UFRJ); ‘Abdias Exu nas trilhas griôs do quilombismo’ (Ponto de Cultura Ipeafro Griô Abdias Nascimento).



Serviço:
O que - Os ancestrais do Valongo - Centenário de Abdias Nascimento
Onde - Centro Cultural Ação da Cidadania (Docas Dom Pedro II), Rio de Janeiro
Quando – 14/03/2014

Fonte e texto : SEPPIR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS