domingo, 23 de março de 2014

Cartilha debate importância de mais espaço para a mulher na política

Foi lançada  no Congresso Nacional, uma cartilha que aborda a importância da participação de mais mulheres nos espaços de discussão política. A cartilha Mais Mulheres na Política tem por objetivo conscientizar a população, e principalmente os políticos, sobre a abertura de espaços para que as mulheres ocupem as cotas dos partidos e assumam seus mandatos.
"Nós queremos que os espaços nos partidos políticos sejam ampliados. Que as mulheres possam ocupar espaços de poder nas executivas dos partidos políticos. Nós queremos que a estrutura dos partidos políticos favoreça as mulheres em questões como horários de reunião, até creche em convenções partidárias para que as mulheres possam participar", disse a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

Segunda a publicação, há um "grave problema de sub-representação feminina" nos espaços políticos, que precisa ser modificado. Para tanto, diz o texto, é necessária uma reforma política que "leve em conta políticas afirmativas e regras mais eficientes", para garantir "condições efetivas de sucesso para as candidaturas femininas".

Por lei, desde 2010 os partidos políticos são obrigado a preencherem 30% das vagas com candidaturas femininas. Mesmo assim, dos 81 senadores, apenas oito são mulheres, e dos 513 deputados só 44 são do sexo feminino.

A cartilha é uma iniciativa conjunta do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da bancada feminina no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS