quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ano Novo terá vagas puxadas pelo turismo

Especialistas indicam que maior oferta será para funções de formação técnica. Dica é buscar cursos de curta duração.

Serviço, turismo, comércio, hotelaria, gastronomia e transportes públicos são os setores que mais devem empregar em 2014. Assim dizem especialistas em recursos humanos informando que, principalmente em função da Copa do Mundo, são áreas que vão precisar de uma demanda maior de pessoas para suprir as necessidades do mercado.
Entre as áreas com maior carência de profissionais estão os técnicos, trabalhadores de ofício manual, engenheiros, motoristas, produção, profissionais de finanças, de TI. Na formação técnica há falta de mecânicos, eletricistas e pessoal na indústria naval e petrolífera.
Diretora da consultoria de RH Simetria, Neusa Nascimento aponta alguns entraves para achar profissionais para as vagas. “Algumas das dificuldades se dão em parte, devido à diminuição da taxa de desemprego no país, que vem batendo recordes ano após ano, o aumento dotrabalho informal, a falta de mão de obra qualificada, o crescimento do espírito empreendedor, itens que fazem do país o segundo no mundo com dificuldade de contratação, perdendo apenas para o Japão”, informa a especialista.
Diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio disse que este ano o setor de serviços e a contratação temporária serão as maiores ofertas no mercado de trabalho. “O
ano de 2014 seráumano atípico. Além da Copa de Mundo de futebol, teremos eleições presidenciais. Por isso a mão de obra temporária será muito forte”, comenta Lúcio.


O diretor do Dieese aponta o desemprego maior entre mulheres, negros e jovens como um problema a ser vencido. “Há ainda um caminho muito longo para que mulheres, negros e jovens tenham uma participação mais igualitária do ponto de vista da ocupação e das condições de trabalho, para que todas as pessoas possam ter um sistema de proteção social adequado”, disse. Clemente Ganz Lúcio relata ainda que profissões nas áreas de infraestrutura, petróleo e gás e construção civil vão continuar sendo setores de alta demanda por mão de obra.

Os cursos de qualificação - de formação média de seis meses — é a dica Paulo Meyer Nascimento, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para aquelas pessoas que estão a procura de trabalho. “É importante que as pessoas que procuram emprego saibam que o governo federal — através de Pronatec e do Senai, por exemplo — está oferecendo diversos cursos de qualificação para cobrir a carência dos setores que mais vão demandar por mão de obra qualificada para 2014. Portanto, é entrar nos sites dessas instituições e se informar e se inscrever”, orienta Nascimento.

Fonte: Ipea

 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS