segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ministra da Cultura quer mais incentivos aos escultores e pintores


Cabinda – A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, apelou sexta-feira, em Cabinda, para que as
Angop
Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, quer mais incentivos para os artistas plásticos
Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, quer mais incentivos para os artistas plásticos
instituições públicas e privadas promovam incentivos que visam apoiar os escultores e pintores, com vista ao enriquecimento das artes.
 Rosa Cruz e Silva fez este pronunciamento quando procedia a abertura da exposição BAI Arte, numa das unidades hoteleiras da cidade.
 A ministra elogiou a iniciativa da instituição bancária, na promoção e divulgação da cultura nacional, tendo referido que “a cultura de um povo é identificada por várias maneiras e modos, onde também se destacam a criatividade dos escultores e pintores que inspiram nas suas artes a realidade do país”.
 “Esta exposição demonstra a verdadeira realidade de como uma instituição pode, de facto, aliar-se aos esforços do Executivo no apoio e na promoção que se precisa para dar aos criadores das artes”, sublinhou.
 Rosa Cruz e Silva defendeu a abertura de espaços onde os bens culturais possam estar expostos para os cidadãos, não só nos centros urbanos, mas também nas periferias “e lugares onde as pessoas vêm o alimento da alma”.
 A titular da pasta da cultura mostrou-se admirada pelo trabalho dos artistas da região norte do país, pela criatividade, inovação e história que representam para o povo das regiões.
 Para a ministra, o desenvolvimento social e económico de um país não pode estar dissociado do desenvolvimento cultural, tendo reafirmado que “os artistas que produziram essas peças têm que ter um mercado de forma a reactivar o comércio, fonte do crescimento e aumento da sua renda”.
 Por sua vez, a vice-governadora de Cabinda para Área Política e Social, Matilde da Lomba, elogiou a realização do evento na província, pois vai valorizar e incentivar o trabalho dos artistas da região.
 “Reconhecemos o esforço do BAI, em trazer para Cabinda essa grande exposição, pois a província tem esculturas e pinturas de enorme talento e potencial", sublinhou.
 "Nesta senda, o governo da provincial continuará a apoiar essas actividades, e contaremos com parceiros para o crescimento da cultura no país”, disse.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS