segunda-feira, 10 de junho de 2019

O primeiro longa de animação dirigido por uma mulher negra no Brasil

APIÁRIO/DIVULGAÇÃO 

 A produção mineira “Ana, En Passant” deverá ser o primeiro longa-metragem de animação do país assinado por uma diretora negra. Previsto para estrear em 2022, o filme de Fernanda Salgado já começa a trilhar seu caminho, sendo o único projeto brasileiro selecionado para participar do Feature Films Mifa Pitches, área de mercado do Festival Internacional de Annecy, na França, o mais importante da animação no mundo.

Estamos muito felizes com a seleção. Hoje em dia o panorama das produções se baseia em conexões em redes internacionais, que começa no desenvolvimento e vai até a distribuição”, observa Fernanda, que já está em Annecy para as rodadas de negócio ao lado de animações da França, EUA, China, Dinamarca e Itália. O festival tem início hoje e, nos últimos anos, teve participação destacada de filmes brasileiros (“Uma História de Amor e Fúria” e “Menino e o Mundo”).

Em fase de desenvolvimento pela produtora mineira  Apiário, a animação terá 80 minutos e acompanhará a história de Ana, uma mulher negra que, em busca de um apartamento, encontra Alice, que é idêntica a ela. Face a face, elas descobrirão o que significa se tornar quem são, enquanto descobrem novos caminhos em meio às memórias, linguagens e imagens de inúmeras cidades inventadas.

Reconhecimento
“É a história de uma mulher em jornada de reconhecimento, buscando conhecer a si mesma, quem é ela em relação aos outros e o espaço que ela ocupa”, registra Fernanda, que estreará na direção de uma animação. 

Antes, a mineira participou como produtora do curta “Balanços e Milkshakes”, considerado, no ano passado, um dos 100 melhores filmes brasileiros na história desta técnica, em votação da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O fato de contar com duas protagonistas negras não significa que o filme se debruçará sobre a temática, como frisa Fernanda. “Para mim, como mulher negra, é fundamental possibilitar a criação de histórias com protagonistas negras. Sem, necessariamente, querer discutir questões de gênero e raça. Ao colocar personagens vivendo e construindo suas próprias questões, estamos dando visibilidade a estas mulheres negras”, assinala.

Belo Horizonte na tela

Outra curiosidade de “Ana, En Passant” é a questão geográfica, com Belo Horizonte surgindo como um “personagem” à parte na animação. “A gente verá a cidade como um polo cultural, com a presença do Carnaval, que se tornou um dos mais destacados do país, e de importância política. É inevitável que pontos emblemáticos, como a rua Sapucaí e a Praça Sete, façam parte desta narrativa”, revela Fernanda.

Apesar de ser francesa, Ana tem raízes no Brasil, terra natal da avó. “Após a morte dela, Anna virá a Belo Horizonte para encontrar uma história que é dela também”, comenta a realizadora, que misturará várias técnicas de animação no filme, entre elas a rotoscopia, em que o modelo humano é filmado ou fotografado em sequência e o desenho é feito com base nessa “captura”, a partir de um aparelho chamado rotoscópio. 


Outra mineira também de Belo Horizonte, Adélia Sampaio, foi a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. “Amor maldito” (1984). Baseado em fatos reais, conta a história do amor entre duas jovens mulheres, a executiva Fernanda Maia (Monique Lafond) e a ex-miss, filha de um pastor evangélico, Suely Oliveira (Wilma Dias). Porém, Sueli se cansa do relacionamento e envolve-se com um jornalista. 

Durante toda a carreira, Adélia vivenciou inúmeras situações de machismo e racismo dentro do set, principalmente ao tentar dar mais visibilidade para profissionais negros.


Representatividade 


A representatividade das mulheres negras no cinema reflete esse preconceito até hoje. Uma pesquisa recente realizada pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), com filmes de grande público (mais de 500 mil espectadores) no Brasil, entre os anos de 1970 e 2016, indica que, na direção, apenas 2% eram mulheres. Isso apenas mostra o tamanho da batalha de Adélia, cujo último trabalho é um documentário de 2004 chamado AI5, o dia que não existiu, que codirigiu com Paulo Markun.

Fontes: Hoje em Dia/ Geledes/ Catraca Livre...

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS