sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Crise Cognitiva ? Rosiane Rodrigues

Por Mônica Aguiar

Eu tenho lido várias reflexões nas mídias sociais  sobre a atual  conjuntura política, econômica  e social do povo negro brasileiro. 
Entre elas podemos destacar pontos importantes, pois falam das amarras que estão sendo constituídas, onde o retrocesso passa ser visível e palpável a cada dia no Brasil. 

Perdas e mais perdas de conquistas.  Resoluções que foram utilizadas na época da ditadura voltam reformuladas e  justificada por uma nova concepção de democracia, avocada da Constituição.
Nestes tantos e tantos desarranjos, estamos vendo  teatros serem fechados por determinação judicial; Lei sendo votada no Congresso Nacional, que tira o direito de fazer criticas nas redes socais aos candidatos no próximo pleito eleitoral.

Neste sentido , estou hoje, 06/10/17, reproduzindo uma reflexão. A primeira de tantas que estarei reproduzindo semanalmente....

Esta reflexão é de Rosiane Rodrigues do Rio de Janeiro. Mulher negra , jornalista, historiadora, escritora .  Religiosa de matriz africana.   

Apreciemos............


Por  Rosiane Rodrigues 

A crise não é apenas ética. Ela é cognitiva. 

Não entender o que está acontecendo é parte do plano - que promove os muitos golpes diários. Neste momento 'barata voa', quando as nossas ficções de democracia e laicidade estão desmoronadas, manter a lucidez e a coerência não é tarefa fácil. 

Vamos enfrentar o racismo - desde que a gente não mexa nas estruturas que mantém o operam o racismo. 

Vamos enfrentar o genocídio - desde que não ataquemos os seus alicerces. 

Vamos exigir laicidade - desde que não combatamos a promiscuidade das relações espúrias entre igrejas e Estados. 

Vamos seguindo, com nossas mentes colonizadas, fazendo o jogo do colonizador - que nos convenceu que um dia tivemos liberdade, que somos iguais (esta é a melhor ficção que eles inventaram!) e que a fraternidade - ahahahahah que nos retorna em forma de esmolas o que nos foi roubado, constituída na prática 'cristã' que apazígua os ânimos - se mantenha como pilar das nossas lutas.

Bom dia, Lock! Bom dia, Montesquieu! Bom dia, Voltaire! Vocês fizeram um excelente trabalho.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS