A artista plástica angolana, Marcela Costa, considerou, ser imperiosa a criação de um Museu de Arte em Angola por formas a catalogar o trajeto dos criadores nacionais.
Marcela Costa, que fez esta consideração à Angop, referiu que, por exemplo, está na arte há mais de 30 anos e todo o seu labor devia estar exposto num museu. “Temos os artistas plásticos António Olé, Francisco Van-Dúnem, Jorge Gumbe e outros criadores de referência cujos feitos devem ser conhecidos”, asseverou. O labor destes artistas, apontou, devem estar em algum lado e melhor em Angola, para que as novas gerações os conheçam e saibam realmente o que se fez e faz em torno da arte angolana.A criadora apontou ainda necessidade da preservação das vestes dos grupos carnavalescos antigos, pois estes adereços contam a história do Entrudo angolano. “Muitas destas vestes estão guardadas em casa dos integrantes dos grupos e aí muita coisa já se perdeu”, salientou. Para Marcela Costa, que também é a directora da Galeria Celamar, a cultura, sendo a chave de um povo, deve necessariamente acompanhar esta dinâmica actual. Tecelã e pintora, Marcela Martins Costa nasceu em Setembro de 1957, em Golungo Alto, na província do Kwanza Norte, em Angola. Depois de concluir o curso de Artes Visuais na Escola Industrial de Luanda, foi convidada por um dos seus professores, o pintor Viteix (Vítor Teixeira), para integrar um projecto de desenvolvimento cultural, que se encontrava a cargo do Conselho Nacional da Cultura. Posteriormente, trabalhou como desenhadora no Departamento Nacional de Museus e Monumentos e, em seguida, fez diversos cursos de tecelagem artística e de serigrafia na Suécia e no Brasil. Em 1995, criou o Atelier de Artes Marcela Costa. Realizou várias exposições, a nível individual e colectivo, em países como Reino Unido, Brasil, França, Zimbabwe, Estados Unidos, Zâmbia, África do Sul, entre outros. Em 2002, inaugurou uma exposição, cujo tema foi "Arte Mulher-Angola 25 anos". Nesse mesmo ano, recebeu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de
Artes Plásticas.
Marcela Costa utiliza, nas suas criações, materiais como tecido, areia, estampas aplicadas, texturas naturais, em formas preferencialmente curvas que traduzem uma expressão no feminino e uma proximidade à terra.
Fonte: ANGOP
Nenhum comentário:
Postar um comentário