Por Mônica Aguiar
O Centro Afro Carioca de Cinema marca com protagonismo mulheres negras a partir de hoje(30), no projeto “VIVA O CINEMA”, prêmio da Rio Filmes, apresentando o acervo de filmes dos Encontros de Cinema Negro Brasil-África-Caribe, Zózimo Bulbul, a preservação da memória, a organização de entrevistas de Zózimo Bulbul.
O escopo nessa primeira mostra é específica, e tem como chamada “Olhares Femininos no Cinema Negro”. Este olhar vem sendo traçado ao longo dos Encontros de Cinema que acontecem desde 2007 sob a curadoria de Zózimo Bulbul (2007 á 2012) e de Joel Zito Araújo (2014 e 2015).
Uma das metas além de dar visibilidade a imagem da mulher negra é ampliar a divulgação de filmes africanos, incentivando o intercâmbio cultural nacional e internacional entre os jovens que participam dos projetos e frequentam o Ponto de Cultura e público em geral.
Em um feito protagonista e histórico, a Gestão do Centro Afrocarioca de Cinema, é composta com presenças femininas, sendo: Presidência: Léa Garcia / Direção Executiva: Biza Vianna, companheira de Zózimo e responsável junto a ele pelos projetos desde 2007/ Produção: Clarisse Miranda/ Consultoria: Janaína Refem, Viviane Ferreira, Ruth Pinheiro, Cátia Cruz, Fátima Souza e Ana Maria Pereira/ Cineastas Brasil: Viviane Ferreira, Janaína Refem, Carmem Luz e Sabrina Fidalgo/ Cineastas EUA: Yoruba Richen e Talibah Newman/ Cineastas África: Hermon Hailay (Etiópia), Apoline Traore (Burkina Faso).
Maiores informações poderá ser acessada do site
http://afrocariocadecinema.org.br/
Fotos: Centro Afro Carioca de Cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário