terça-feira, 17 de maio de 2016

Aprovado em BH Lei que Multará quem Proibir Mãe de Amamentar em Lugares Público

Mamães estão proibidas por lei de dar de mamar aos filhos em público? (foto: Reprodução/Facebook)Foi aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte , lei que multará quem proibir mães de amamentarem em lugares público. A lei 1510/2015 de autoria do vereador Gilson Reis (PCdoB) prevê multa de R$500,00 a estabelecimentos que descumprirem a legislação e constrangerem as mães com bebês em período de amamentação.
“Um mãe jamais deveria sofrer qualquer tipo de constrangimento por alimentar o seu bebê. Já é fato científico que o leite materno é o melhor alimento para o bebê e que reduz sensivelmente a mortalidade infantil além de prevenir doenças e aumentar o QI da criança e melhora até seu desempenho na escola. Porém muitas mulheres não se sentem a vontade para amamentar em lugares públicos, devido a rejeição social, e institucional, de alguns lugares que chegam a expulsar, absurdamente, mães que enquanto amamentam. É uma vergonha precisar de uma lei para punir um ato que reprime algo tão orgânico e saudável para a vida da mãe e da criança”, declarou Vereador Gilson Reis  .
Na justificativa do projeto lei (1510/2015), foi descrito os  acordos internacionais que garantem o direito ao aleitamento entre eles a “Declaração de Innocenti” documento criado em 1990, em um encontro organizado pela OMS e UNICEF que proteger a mulher que amamenta no trabalho.
A noticia foi comemorada por mães que lutam pelos direitos das mulheres. “Essa lei é extremamente fundamental. Não sei o que dizer de tanta felicidade. É como se fosse o nascimento de um filho de tanta alegria porquê ela é necessária!. Existem varias mulheres hoje que são barradas, descriminadas por desconhecidos, por familiares e a amamentação é uma questão de saúde publica”, comemora Gabrielle Faria, Coordenadora do Grupo Gestar – Grupo de apoio a mulher e gestante e Facilitadora da Hora do Mamaço.
Fonte:Vereador BH Gilson Reis  

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS