quinta-feira, 2 de junho de 2016

MEC Embranquece Estudante Negra em Propaganda

MEC é criticado por 'embranquecer' estudante prodígio em desenho

Ministério publicou ilustração de aluna classificada para olimpíada de neurociência

O Ministério da Educação (MEC) está recebendo críticas de usuários de redes sociais depois de publicar no Facebook uma ilustração que representa uma estudante colégio Pedro II classificada para as Olimpíadas de Neurociência na Dinamarca. Internautas dizem que o desenho em questão mostra a aluna, que é negra, com a pele muito mais clara que a realidade. 
Lorrayne Isidoro, de 17 anos, estuda na unidade do Engenho Novo do Pedro II, Zona Norte do Rio. Como O GLOBO revelou, a aluna venceu a IV Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee), em São Paulo, depois de estudar muito, por conta própria e com a ajuda de professores. 
Com a vitória, Lorrayne conquistou a única vaga para representar o Brasil na 16ª Olimpíada Internacional (2016 Brain Bee World Championship), na Dinamarca. Sem dinheiro e com custos da viagem estimados em R$ 15 mil, Lorrayne criou uma vaquinha on-line, com a qual conseguiu quase quatro vezes mais que o necessário em apenas cinco dias. 
O MEC fez um post em sua página oficial no Facebook, assim como uma matéria em seu site, para homenagear a aluna. Só que, na postagem, em vez de uma foto da adolescente, usou uma ilustração. Choveram críticas sobre o post. 
A estudante retratada no desenho aparenta ter pele mais clara, cabelos lisos e traços de rosto mais finos.
Foto: Reprodução do Facebook

Postagem está sendo criticada
"O desenho não parece nada com ela. Ela é afrodescendente e o desenho ao meu ver estar mais pra asiática", "Parem de embranquecer a menina e de tirar o mérito da escola pública onde ela estuda" e "Arte horrível, mau gosto, contrataram o assessor de comunicação do revoltados online?" são apenas algumas das críticas a ilustração. 
A página "Socializa o designer", que fala de casos semelhantes, foi quem primeiro comparou as imagens. Sua postagem destaca que é "basicamente uma outra pessoa, uma pessoa menos negra" e também questiona a escolha da frase de Lorrayne, como se apoiando a meritocracia. 
Ao lado do desenho, o MEC destacou uma frase dita pela estudante: "Como não tive acesso, resolvi estudar por conta própria". Mas muitos internautas criticaram a medida, dizendo que, em vez de exaltar a menina por isso, a pasta deveria dar auxílio para que os estudantes conquistem objetivos. 
De acordo com o ministério, a pasta "mantém ações como as olimpíadas de Matemática e de Português, implantadas na gestão passada desde 2004.
Fontes: CEERT/ O Globo/GELEDEZ/ FORUM

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS