segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Unesco lança versão em português da obra História Geral da Àfrica

Juliana Cézar Nunes
Radioagência Nacional
Ouça aqui
Você sabia que os africanos trouxeram para o Brasil técnicas avançadas de agricultura, engenharia e fitoterapia? E que a civilização africana lançou as bases do conhecimento matemático e físico? Essas e outras contribuições históricas da África para a humanidade estão detalhadas na série História Geral da África, lançada esta semana pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Produzida em parceria com o governo brasileiro e a Universidade Federal de São Carlos, a obra está dividida em oito livros com quase 10 mil páginas, escritos e traduzidos ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores.
Oito mil volumes serão enviados para bibliotecas de escolas brasileiras e de países africanos de língua oficial portuguesa. Para o representante da Unesco, Vincent Defourny, a iniciativa marca um reencontro entre Brasil e África.
“Acho que estamos apenas no início. Isso é a base. A pedra fundamental do conhecimento no Brasil sobre a África, sobre as relações étnico-raciais e o papel da África no Brasil, na construção da identidade brasileira.”
O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que a série de livros História Geral da África ajudará a elevar a qualidade e produção de materiais didáticos sobre o continente. Um livro síntese para uso em sala de aula está em fase final de elaboração.
“Nós temos que ter o mesmo rigor no ensino da história da África que temos com o ensino da Revolução Francesa ou da Revolução inglesa ou da independência brasileira. E esse material é muito rigoroso. São intelectuais de ponta que elaboraram esse material.”
Desde 2003, uma lei obriga as escolas brasileiras a incluir no plano pedagógico o ensino da cultura e da história da África e dos afrodescendentes. Para o professor da Universidade Federal de São Carlos, Valter Silvério, a série História Geral da África poderá tornar mais efetiva e rápida a aplicação desta lei.
“Costumo dizer que eu ando pelo Brasil e vejo África presente em todos os lugares. Só nós que não sabemos porque desconhecemos a importância da cultura africana na conformação dos modos de vida do Brasil.”
A série História Geral da África ficará disponível pela Internet, nos sites da Unesco e do Ministério da Educação. Anote os endereços: www.mec.gov.br e www.unesco.org.br

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS