As desigualdades no nosso Brasil tem diminuindo à medida que pessoas com responsabilidade de combater o racismo e com a consciência do que ele representa como instrumento ideológico para dominação de um povo, estão em pontos estratégicos do governo, para desenvolver as políticas publicas que tanto defendemos .
Este olhar é fundamental, pois programas sociais passam a ter hoje um alcance muito grande. As próprias políticas universais, tem que universalizar o aceso e muito, já dá para sentir o seu sugimento em locais que jamais foram abraçados no Brasil.
Com certeza, nosso Brasil esta crescendo.
Medidas determinantes, como a assinatura da portaria que da reserva de vagas para afro descendentes no concurso de diplomata. A Lei 4887, Lei 10639, o plano nacional de atenção a saúde a população negra. O estatuto da igualdade racial. Mesmo tendo seu conteúdo modificado em partes, não foi possível extraí-lo do processo sendo aprovado após longo 10 anos.
Isto significa reconhecimento. Isto significa mudanças de conceitos. Significa que esta sociedade esta evoluindo para todos tenham minimamente acesso aos bens sociais e matérias.
Programas que garantem minimamente a distribuição de renda fazem parte do nosso cotidiano. Maioria deste lares são chefiados por mulheres negras, tendo mais de 3 filhos e com uma renda per capita de menos de 150 reais.
Com certeza faz muita difença dentro destes lares.
A Desburocratização de várias linhas de créditos e financimentos , pagamento da dívida externa, dentre outros.
Um conceito diferente de comandar.
Respeito a nossa língua, as nossas diversidades, ao nossos saberes e ancestralidades . Este território negro Brasil que cresce, crescerá para que sejamos realmente livres.
Obrigada Lula .
Agradeço a Oxalá por ter forças para fazer parte de um Partido que esta reescrevendo a história da nação brasileira.
Mônica Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário