sexta-feira, 13 de março de 2020

Artistas fazem ato performance pela paz e contra a tortura da população negra


Salvador - Mobilização será na sexta feira (13), no Curuzu, Liberdade, e a concentração será no canteiro de obras em frente à Sede do Ilê Aiyê, às 15h.

O ato foi criado e organizado por artistas independentes se propõe ser uma denúncia contra a tortura histórica da população negra em Salvador e um pleito as autoridades pela ampla divulgação do direito de filmar a abordagem de qualquer segurança e/ou policial.

A performance/protesto acontecerá, nesta sexta feira (13) às 15h no canteiro de obras da ladeira do Curuzu (concentração na frente da sede do Ilê).

Os Artistas pretendem fazer intervenções artística, utilizando as linguagens do teatro, dança, música, grafite e audiovisual, envolvendo toda a comunidade local em um formato de um espetáculo itinerante, para repudiar a tortura que a população negra vem sofrendo, pelo direito de gravar abordagens policiais e pela garantia dos direitos humanos.

São diversos vídeos que são circulados nas redes sociais de Salvador e do Brasil, demostram diversas violações dos Direitos Humanos, além do abuso de poder por parte de agentes da segurança pública do Estado nas abordagens.

Nos últimos anos a imprensa veiculou dezenas de notícias sobre posturas e condições de ódio sofrida pela população negra:- homem agredido por filmar corpo em cena de crime em Itinga; grávida espancada no Santo Antônio e Além do Carmo; constrangimentos e abusos de autoridade contra empresário agredido em agência bancária; jovem que sofreu com abordagem truculenta em Paripe, dentre outros.

 “Nesta sexta-feira faremos o ato do 'Belo contra a Barbárie' , do 'Belo contra a tortura' , do 'Belo contra o genocídio'. A arte fazendo comunhão com o povo despertando consciência, unificando laços e rompendo as grades da ilusão”, destaca o ator, diretor e dramaturgo Ângelo Flávio, um dos idealizadores do Ato.

 “Exigimos como cidadãos, que no Estado da Bahia tenhamos o pleno direito de filmar abordagens policiais para coibir o uso abusivo da força”, destaca o artista e também organizador, Heron Sena.

Apoiam a ação o Ilê Aiyê, o Instituto Mídia Étnica, a Mahin - Organização de Mulheres Negras, Associação de Moradores do Curuzu e à comunidade local.

Integram o coletivo independente os atores:  Ângelo Flávio, Everton Machado, Heron Sena, Tânia Toko, Fabrício Boliveira, Leno Sacramento, Edvana Carvalho a Nildinha Fonseca.

  • ATO PERFORMANCE "Pela paz, contra a tortura da população negra"
  • Quando e Onde?
  • HOJE : Sexta feira, 13/03 às 15h
  • Local: CURUZU, Liberdade.
  • Concentração: canteiro de obras em frente à Sede do Ilê , às 15h00
  • Informações para imprensa: Midiã Noelle: (71)99327-6643 

Com informações:  Facebook Ângelo Flávio  
Foto: G1

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS