sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Mulheres Negras em destaque no 20 de novembro


Por Mônica Aguiar

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro é uma importante data em nosso país, por relembrar a luta dos negros contra o racismo no Brasil, assim como reforçar a importância do povo negro, base fundamental na formação social, histórica e cultural do país.

Especialmente neste ano, as mulheres negras ocuparam papel de destaque com visibilidade nas agendas do 20 de novembro em todo Brasil.
Em Minas Gerais não foi diferente, centenas de agendas de diversos setores e entidades do movimento negro, em todo Estado, deram destaque às mulheres negras.

Foi pensando nas mulheres negras que a Coordenadoria Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e CONEPIR (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais) realizaram, uma roda de conversa com funcionalismo público, na Cidade Administrativa.
Nayara Dias, Administradora Pública-EPPGG

A atividade teve como objetivo promover diálogo com os servidores públicos sobre a importância da continuidade das políticas públicas e ações para a promoção da igualdade racial e reflexão sobre a situação das mulheres negras na sociedade brasileira.

Ao trazer este diálogo no dia da consciência negra permitimos reflexão sobre a importância e diferença do trabalho de cada um, seja no âmbito profissional ou social, pela promoção da igualdade racial e redução das discriminações do povo negro”. Afirma Nayara Dias, Administradora Pública-EPPGG, uma das organizadoras da atividade.

As palestras tiveram como temas:- Avanços e Desafios das Mulheres Negras ministrada por Mônica Aguiar blogueira, Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais, Rede Nacional de Ciberativistas Negras e Saúde da População Negra, ministrada por Júlia Rocha médica e cantora.

 As palestras chamaram para reflexões sobre as práticas do racismo, desigualdades socioeconômica, violências, racimo estrutural, dentre outros pontos que condicionam a maioria das mulheres negras em situações de desigualdades em Minas e no Brasil.
A atividade contou com as presenças de funcionárias das secretarias: SEDESE, Meio Ambiente, Cultura, Agricultura, SEPLAG, IPSEMG, Saúde, Educação e vários Conselhos.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS