Com um tom incisivo e desafiador, a
campanha, criada pela agência Heads Propaganda em parceria com a ONU Mulheres, contam
com personalidades brasileiras compartilhando depoimentos pessoais sobre
machismo, racismo, transfobia, e diferentes formas de violência, preconceitos e
privilégios.
Visando a mobilizar a sociedade a
assinar o compromisso pela igualdade de gênero no site www.ElesPorElas.org e
discutir questões mais sensíveis enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no
mundo, a campanha contou com o apoio de dez artistas e atletas brasileiros:
Camila Pitanga, Mateus Solano, Sheron Menezzes, Bruno Gagliasso, Marcelo D2,
Preta Gil, Lea T, Amanda Nunes, Anselmo Vasconcelos e Erico Brás, que aparecem
em filmes, anúncios e peças de mobiliário urbano, indoor media e Internet. O objetivo
é ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres e impulsionar os progressos
para alcançar a igualdade de gênero.
“Nessa campanha, quisemos ir além
de informar sobre a importância de viver livre de preconceitos, de conquistar a
igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres e meninas”, disse a
representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
“Cada personagem dessa campanha dá
depoimentos reais e sinceros sobre o que vivem (e vivemos) e por que é
importante fazer parte desse movimento para mudar a nossa realidade de
machismo, racismo, sexismo e homofobia.”
“Em cada uma dessas histórias, nós
imediatamente identificamos a forte presença e as graves consequências do
preconceito na nossa cultura, e é por isso que nos tocam tão profundamente.
Sabemos que um lugar onde as mulheres usufruem de seus direitos é um lugar onde
todas as pessoas usufruem de seus direitos. A nova campanha mostra exatamente
isso: que o movimento HeForShe é um movimento de todos e todas nós, para todos
e todas nós”, completou Nadine.
Para o diretor de criação da Heads
Propaganda, Astério Segundo, a violência contra as mulheres não é um problema
apenas delas. “É meu, seu, de todos nós. E a publicidade pode contribuir muito
para endereçar esse problema e colocá-lo na pauta da sociedade”, disse.
Os cinco filmes, estrelados por
Camila Pitanga, Sheron Menezzes, Preta Gil, Anselmo Vasconcelos e Lea T, foram
produzidos pela produtora Delicatessen com direção de Gustavo Leme, para TV e
Internet.
“São mensagens muito tocantes e que
colocam luz sobre muitas atitudes comuns do dia a dia. Desde o início do
projeto, ficamos bastante honrados em poder apoiar essa iniciativa da ONU
Mulheres e nos empenhamos ao máximo para traduzir essa importância de
conscientizar a sociedade sobre os direitos das mulheres”, destacou Gustavo
Leme, diretor dos filmes.
O lançamento oficial da campanha
aconteceu em novembro, no marco dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência
contra as mulheres.
Os vídeos e anúncios serão
divulgados online pelos seguintes canais:
Twitter: twitter.com/elesporelas
Facebook: facebook.com/ElesPorElasHeforShe
Instagram: www.instagram.com/elesporelas_heforshe
Os vídeos estão disponíveis para visualização pelo YouTube: Camila Pitanga | Lea T | Preta Gil | Sheron Menezzes | Anselmo Vasconcelos
Twitter: twitter.com/elesporelas
Facebook: facebook.com/ElesPorElasHeforShe
Instagram: www.instagram.com/elesporelas_heforshe
Os vídeos estão disponíveis para visualização pelo YouTube: Camila Pitanga | Lea T | Preta Gil | Sheron Menezzes | Anselmo Vasconcelos
Sobre o movimento ElesPorElas
HeForShe
O movimento de solidariedade
ElesPorElas HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas de todos
os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais num esforço global para a
remoção das barreiras sociais e culturais que limitam as mulheres e as impedem
de usufruir de seus direitos humanos.
Desde seu lançamento em 2014 pelo
secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU
Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo —
incluindo chefes de Estado, presidentes de empresas, personalidades globais, e
pessoas de diferentes estilos de vida e classes sociais — apoiaram o movimento
e se comprometeram com a igualdade de gênero.
O movimento HeForShe tem sido o
tema de mais de 2 bilhões de conversas nas redes sociais, da realização de
milhares de eventos em todos os cantos do mundo, além de já ter recebido cerca
de 1 milhão de compromissos na plataforma online www.ElesPorElas.org (ou
www.HeForShe.org/pt), que oferece conteúdo para orientar os internautas sobre o
que fazer e como divulgar o movimento.
A plataforma online contabiliza
compromissos e coleta informação e depoimentos sobre o status da igualdade de
gênero em seus países e comunidades, de forma a rastrear o impacto do movimento
ElesPorElas HeForShe. Para que essa informação seja acurada e para incentivar o
compromisso, o movimento HeForshe busca obter o maior número possível de
assinaturas pelo site.
Fonte e texto : ONU Mulheres
Nenhum comentário:
Postar um comentário