quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

V Seminário de mulhers Negras de Minas Gerais

 Secretária de Estado de Educação  Macaé Evaristo participou do V Seminário Estadual Mulher Negra, em Cataguases, no último fim de semana.
        
                             
Em sua palestra, a secretária falou sobre a Lei nº 10.639/03. Foto: Iara Félix/SEEA Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou da abertura do V Seminário Estadual Mulher Negra no último sábado (24-01), em Cataguases, na Zona da Mata Mineira, e, em sua palestra ‘Política de igualdade racial do Estado brasileiro com foco na Lei nº 10.639/03’, tratou da obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial de ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileiras”.
 
Macaé Evaristo apontou os desafios de inserir a história afro-brasileira no currículo escolar, já que, até a homologação da lei, a produção desse conteúdo didático não estava dentro das universidades. “Ela estava dentro das nossas comunidades tradicionais, pelos militantes do movimento negro, em diferentes organizações e, muitas vezes, produzidas por professores negros que faziam esse trabalho como ações pontuais. Pensar um novo currículo que incorpore a história da população negra no nosso país é impossível de se fazer se não temos uma escola que dialogue com a comunidade. Não é possível pensar que vou construir uma proposição de ensino de história afro-brasileira e não vou reconhecer os estudantes negros que tenho dentro da minha escola e não reconhecer as diferentes identidades que perpassam a escola pública”.

A Secretária também destacou a ‘Marcha das Mulheres Negras de 2015: Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver’, que está prevista para acontecer no decorrer deste ano, em Brasília. “Considero fundamental esse Seminário, principalmente porque, neste ano, nós estamos construindo uma marcha nacional de mulheres negras. Estamos aqui, hoje, para falar, também, da importância da participação feminina ativa na busca pela democratização da sociedade brasileira”.
 
O V Seminário Estadual Mulher Negra

O objetivo do Seminário, organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas, é dar visibilidade à incidência do racismo e do sexismo na vida das mulheres negras, assim como debater estratégias para a superação das desigualdades raciais. Os temas das palestras abordavam sobre os desafios na organização do Estado e na rearticulação das mulheres negras frente à nova conjuntura política e econômica.
A programação dessa edição do seminário, realizado até domingo (25/1/15), incluiu, ainda, apresentação sobre os temas: ‘O Racismo Institucional – Prejuízos para Mulher Negra’; ‘Arranjos das Mulheres Negras na Sociedade’; ‘Mulheres Negras – Desafios na Organização do Estado’; e ‘Brasil – Perspectiva na Rearticulação das Mulheres Negras’.

 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS