por Mônica Aguiar
O III Seminário de Planejamento do Fórum Mulheres Negras de Minas Gerias foi realizado nos últimos dias 28 e 29 , na Escola Sindical em Belo Horizonte. "Um sucesso total colocar na programação o jogo do Brasil . Um momento de grande confraternização e muita alegria ! "(afirma Rita Cataguases).
Após confraternização sem se abater pelo cansaço e euforia da vitória um grande debate foi realizado em prol das agendas no Estado, considerando o calendário eleitoral nacional, a atual conjuntura econômica e social a disputa dos projetos políticos no Brasil e em Minas Gerais, além dos informes das cidades presentes, Reforma Politica, a instituição do dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha no calendário nacional e a Marcha Nacional de Mulheres Negras .
É visível o avanço no processo de empoderamento da mulher na sociedade latinoamericana e caribenha. Demonstração disto é a ascensão das mulheres que tiveram e se mantém ao posto mais alto do país: Atualmente contamos com a presidenta, Dilma Rousseff(Brasil) eleita e Cristina Kirchner reeleita ( Argentina), reconhecidas pelo projeto político e pelos destinos para os quais conduzem seus países. Essa conquista, contudo, demonstra a necessidade de, também, priorizar-se a questão racial no enfrentamento as desigualdades ainda existentes e sem recorte .
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é mais do que uma data comemorativa; é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras nesse continente.
Assim o Fórum fecha sua atividade dia 29, com mesmo pique de comemoração por ter aprovado várias atividades em seu calendário do mês de julho " Tereza de Benguela e da Mulher Negra" :
20 de julho - Roda de conversa com Religiosas de Matrizes Africanas no Vale do Aço.
25 de Julho - Homenagem as Mulheres Negras do Estado de Minas Gerais Montes Claros .
31 de Julho - DIA D Ato cultural com divulgação do Manifesto NEGRAS, NEGRAS, NEGRAS ! Esta atividade tem com objetivo ser realizada com panfletagem do Manisfesto cobrindo simultaneamente todas regiões do Estado das Minas Gerais no mesmo horário.
- JUIZ DE FORA : Calçada Alfredo ( em frente ao Banco do Brasil )
- CATAGUASES: Prç - Chácara Ana Catarina
- RECREIO: Prç. dos Ferroviários
- MONTES CLAROS : Prç. Dr. Carlos
- Metropolitana Prç. SETE em Belo Horizonte
- UBERLÂNDIA : a definir
- IPATINGA : a definir
- ALFENAS : a definir
- POMPEU : Prç Carlos Eloi
A direção constituirá um calendário NEGRAS, NEGRAS , NEGRAS ! para divulgar agendas constituídas no Estado e no Brasil do mês de JULHO.
A Direção do Fórum felicita a vinda de grandes DIRIGENTES NEGRAS á composição de sua DIREÇÃO ESTADUAL :
- Ana Amélia : Recreio
- Luiza Helena: Cataguases
- Sheila Botelho : BH
- Lúcia Livramento : Santa Luzia
- Marisa Vieira : BH
- Jéssica Carolina : BH
2 comentários:
Muito bacana o Seminário de Planejamento do Fórum de Mulheres Negras de Minas.
A luta fica mais forte quando todas se unem!
Marcinéia Gonçalves
Isto mesmo Marcineia, somente nos sabemos a dor de sobreviver diuturnamente, com tanta opressão do machismo e do sexismo , mas também das discriminações e do racismo . Juntas somos fortes !
Postar um comentário