quarta-feira, 11 de junho de 2014

Curso de especialização UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial









Especialização UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola - Formação continuada – Nível Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais.
O curso de especialização UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola aborda as políticas públicas de raça traçadas para o enfrentamento ao racismo; as principais questões que envolvem o tema raça e etnia, articuladas à gestão de políticas públicas de promoção da igualdade racial na escola, passando por um breve percurso histórico e teórico sobre a construção das categorias raça e etnia, com destaque para políticas de eliminação das desigualdades geradas pelo racismo e suas manifestações discriminatórias e preconceituosas.Apresenta de forma crítica como a categoria “raça” foi enfocada no Brasil do final do século XIX e início dos anos 1980. Abrange as desigualdades e estratificação social, destacando os conceitos de raça e etnia para sua configuração. Trata da trajetória política do movimento negro brasileiro, suas estratégias de ação, objetivos e formas organizativas, destacando o papel da militância para formulação de políticas públicas de promoção da igualdade racial na escola, a partir da Lei n° 10.639/2003, que altera a LDB 9.394/96 e inclui o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar brasileiro e do Estatuto da Igualdade Racial que também reforça a necessidade de cumprimento da referida lei e ressalta que a formação de professores/as deve incluir valores concernentes à pluralidade étnica e cultural da sociedade.
O curso vai utilizar a plataforma da Universidade Aberta do Brasil, composto por um sistema integrado de universidades públicas através da metodologia da educação à distância com uso de ferramentas de aprendizagem e conteúdo ministrados pela internet, com carga total de 360 horas. Estão programados seis encontros presenciais ao final de cada módulo. Ao final do curso de especialização, os estudantes deverão apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Serão realizados 06 (seis) encontros presenciais, sendo 1 (um) por módulo, com carga horária total de 48 (quarenta e oito) horas.
Atividades à distância serão de 312 (trezentas e doze) horas de curso, por meio de vídeo-aulas, vídeo-conferências, chats, grupos de discussão e orientação de atividades propostas pelos docentes dos módulos. Estão previstas nestas horas a orientação dos TCCs.
As avaliações serão realizadas pelos docentes durante os módulos por meio de atividades e uma atividade avaliativa presencial ao final de cada módulo, realizada nos pólos de apoio presencial. A presença é contabilizada pela participação nas atividades da plataforma moodle e, também, na presença às atividades presenciais. 

 http://uniafroufop.wix.com/uniafroufop#!curso/component_74511

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS