Luanda- O director-geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), António Fonseca, anunciou hoje, segunda-feira, que o Ministério da Cultura realizará em Agosto, na capital, a Feira Nacional do Artesanato, da qual participarão mais de 30 artesões.
Em entrevista à Angop, o responsável do INIC disse que com esta feira procura-se resgatar as escolas artísticas tradicionais que se vão perdendo, repor o uso de determinados objectos na vida quotidiana dos angolanos e reduzir a pobreza, bem como gerar riqueza.
A percepção, por parte dos potenciais artesões, é de que estes bens geram uma qualidade de vida melhor para as suas famílias, salientando ser também outro dos objectivos do evento, segundo a fonte.
Augura esperarem ultrapassar as expectativas do ano passado, quer em termos de volume, material exposto e venda , pelo que todas as províncias deverão estar presentes.
Salientou que a comissão organizadora garante por cada província dois criadores, mas se alguma pretender trazer mais artistas e material a sua responsabilidade não tem qualquer problema.
Antes da Feira Nacional do Artesanato, segundo António Fonseca, será realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o governo da província do Kwanza Norte, de 13 a 15 de Agosto, na cidade e município desta região, uma Feira Multidisciplinar em que irá agregar pessoas de localidades vizinhas.
A feira do Dondo contemplará várias actividades sócio-culturais, pelo que pretende-se que o artesanato continue a transformar-se num factor de riqueza da sociedades, enfatizou.
Fonte : ANGOP
Nenhum comentário:
Postar um comentário