quarta-feira, 17 de março de 2021

Atriz negra mais indicada ao Oscar na história é Viola Davis


Artista disputa o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em "A Voz Suprema do Blues"

A Academy of Motion Picture Arts and Sciences  revelou, no dia 15/03,  a lista de indicados ao Oscar 2021. A maior premiação da indústria cinematográfica norte-americana estar em sua 93ª edição, e, este ano, acontecerá no dia 25 de abril. Mas ainda não se sabe o formato da glamorosa cerimônia.

A atriz Viola Davis, originária da Carolina de Sul, nos Estados Unidos, faz história mais uma vez com sua indicação de Melhor Atriz ao Oscar por viver Ma Rainey, em "A Voz Suprema dos Blues", filme da Netflix. 

Davis é agora a atriz negra mais indicada de todos os tempos e, a única mulher negra com duas indicações de Melhor Atriz.  Já contabiliza quatro indicações. 

A única mulher negra a vencer nesta categoria foi Halley Berry em 2002.

A primeira vez em que Viola Davis concorreu ao Oscar foi na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por “Dúvida” (2009).  Em 2012, ela foi nomeada a Melhor Atriz por sua atuação em “Histórias Cruzadas”. O troféu na categoria viria em 2017 com sua participação em “Um Limite Entre Nós”.

Muito emocionada, a atriz com 55 anos, ao saber da ênfase dada por ser a mulher negra, mais vezes indicada ao Oscar, não mudou seu posicionamento sobre a ausência de histórias de pessoas negras e personagens negros no audiovisual , bem como, com relação as desigualdades salariais existentes.

Apesar de vivenciamos um cenário na indústria do cinema bastante desigual para as atrizes e atores negros, Viola estar conquistando cada dia mais projeções, contribuindo para abertura de espaços e derrubada de barreiras e tabus.    

Em seu instagram disse: “Absolutamente emocionada, parabéns à toda equipe @MaRaineyFilm!”

Na edição deste ano, Viola concorre com Andra Day (The United States vs. Billie Holiday), Vanessa Kirby (Pieces of a Woman), Frances McDormand (Nomadland) e Carey Mulligan (Bela Vingança).

 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS