quarta-feira, 22 de julho de 2020

Obra de Carolina de Jesus será publicada pela Companhia das Letras

De acordo com informações na Huffpostbrasil de By Amauri Terto, o projeto terá supervisão de Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, e da escritora Conceição Evaristo.


A Companhia das Letras anunciou que irá publicar a obra de Carolina de Jesus (1914-1977), uma das principais escritoras negras da literatura nacional. 
Carolina de jesus  ganhou reconhecimento com o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960), organizado pelo jornalista Audálio Dantas. Diversos de seus escritos, no entanto, nunca foram publicados ou estão fora de circulação.
 A obra, que integra a série Cadernos de Carolina, terá formato ampliado: conterá informações sobre a experiência da autora em São Paulo e sua luta por reconhecimento como escritora.
A Companhia das Letras planeja publicar todo o material escrito por Carolina , incluindo romances, diários, contos, poesias, peças de teatro e escritos memorialísticos.De acordo com a editora, Casa de Alvenaria (publicado originalmente em 1961) será o primeiro título a chegar às livrarias.
“Esta iniciativa é um desejo de restituir a voz autêntica dessa grande escritora, trazendo ao público seu projeto literário por completo”, diz o anúncio da editora. ”É ainda um esforço de reparar a rejeição e estigmatização que Carolina por décadas sofreu dos círculos literários, fruto de um racismo estrutural que lhe negava a presença nesses espaços”.
A edição da obra será terá um conselho editorial composto por Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, a escritora Conceição Evaristo e pelas pesquisadoras Amanda Crispim, Fernanda Felisberto, Fernanda Miranda e Raffaella Fernandez.
Os volumes planejados pela editora também vão conter textos críticos. Duas obras não farão parte do projeto: Quarto de Despejo, obra mais conhecida de Carolina - que está no catálogo da editora Ática e já foi leitura obrigatória de vestibulares - e Diário de Bitita, publicado pela Sesi-SP Editora.
Ainda não há data prevista para o lançamento de Casa de Alvenaria.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS