terça-feira, 14 de julho de 2020

Quem inventou o rock? Uma mulher negra, Sister Rosetta Tharpe

Por Mônica Aguiar 


Ontem, dia 13 de julho,  foi o dia do rock. Dia que milhares de pessoas reverenciam homens como reis do Rock, mas de fato este título com todas as coroas é 
de uma mulher negra.




Sister Rosetta Tharpe uniu a música gospel e acelerou o blues um pouco antes dos anos 40.

Rosetta Atkins Tharpe Morrison, ou  Sister Rosetta Tharpe (1915 -1973), conhecida entre os mais entendidos como a criadora do ritmo. Poderosa e autêntica inventou o Rock’n‘Roll .

Sister Rosetta, guitarrista pungente, uniu o gospel ao blues e acelerou sua batida no final dos anos 30 e já era roqueira antes mesmo de Little Richard ou Elvis Presley ficarem populares levando o ritmo para a massa. Mais: dizem que os dois se inspiraram nas músicas de Sister Rosetta para criar seus grandes sucessos.

Desde muito cedo mostrou seu dom como cantora, guitarrista, compositora e performer, se tornando a pioneira da música no século XX, Rosetta foi única ao misturar o gospel com o ritmo que seria futuramente conhecido como rock.

Sister Rosetta Tharpe apresentando na estação 
Apesar da época de grande oposição e segregação racial, onde haviam estabelecimentos “só para brancos”, os grandes músicos do Cotton Club e das rádios eram todos negros. 
E foi neste Club, que Sister Rosetta, fez grandes sucessos quebrando várias barreiras. 

Uma das poucas vozes femininas negras a animar soldados norte-americanos durante a guerra. Gravou Down by the Riverside e Strange Things Happening Every Day, Rosetta nasceu para quebrar normas e questionar o sistema na época.

Considerada diferente e muito cativante, fervilhava energia e disposição para criar. Ela e a guitarra eram apenas uma. A atuação de 1964 em Manchester, gravada num dia frio e chuvoso na estação de comboios, é a prova disso.

 Robert Plant, do Led Zeppelin fez uma música em homenagem à ela, chamada "Sister Rosetta Goes Before Us” (Sister Rosetta veio antes de nós). Na letra, está a citação a um de seus maiores hits, “Strange Things Happening Every Day” (Coisas estranhas acontecem todos os dias), gravada em 1944 e elencada no top 10 da Billboard. 

Apesar de ter criado o que hoje chamamos de rock and roll, Sister Rosetta Tharpe nunca foi devidamente reconhecida como tal. Muito pelo contrário, quase não aparece nos resultados de  pesquisas relacionadas ao ritmo musical.

Sua música de 1944 “Strange Things Happening Every Day” é considerado por muitos do meio musical como a primeira gravação de rock n’roll.

Em 2014 um documentário The Godmother of Rock’n’Roll – Sister Rosetta Tharpe, dirigido por Mick Csaky, foi exibido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com
legendas em português,  no Centro Cultural São Paulo. 

Fontes Vogue /Universoretro/Musiconstop

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS