segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Blocos de Mulheres Feministas, Bruta Flor e Clandes Tinas Abre Folia em Belo Horizonte.

Por Mônica Aguiar 

Embora o feriadão seja só nos últimos dias de fevereiro, os tamborins começaram a se aquecer na capital mineira, que se prepara para uma festa de rua maior a cada ano.

Foliões se concentrados na Praça da Estação e a festa ficou durante todo o dia em vários pontos de BH.

O primeiro bloco a se apresentar no pré-carnaval deste domingo, dia 12,  foi o Bloco Bruta Flor, e Clandes Tinas no Centro da capital. 

Com temática direcionada em defesa de direitos para as mulheres, os blocos se apresentaram logo cedo com muita energia, de forma descontraída, retratando as desigualdades sofridas pelas mulheres . Os primeiros foliões chegaram à Praça da Estação por volta das 9h30.
 Glitter, paetês, fitas e adereços, alinharam as integrantes do Bruta Flor , que saiu da Praça da Estação rumo à Rua Guaicurus, onde o bloco Clandes Tinas fez a sua concentração e se encontraram.


O bloco Clandes Tinas, estreante no carnaval de BH, é exclusivo de mulheres, todas ligadas à ocupação Tina Martins. 

"A partir da ocupação, a gente pensou que a mulher deveria ter um papel importante nesse Carnaval, um momento para dar visibilidade à luta da mulher", explica a idealizadora do grupo,  Ana Roberto.   

A bateria do grupo , escolheu o lilás e o amarelo como suas cores e  aprenderam entre elas, a tocar os instrumentos. No repertório, canções autorais  que falam sobre o empoderamento feminino.

Uma das organizadoras do cortejo, Juliana Arcanjo, os dois blocos são pautados pela luta contra o machismo.
 "O Carnaval de Belo Horizonte também tem espaço para a luta das mulheres", disse. 

O bloco Clandes Tinas surgiu na Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que presta assistência a vítimas de violência. No repertório, músicas compostas por mulheres.
O Bloco Bruta Flor sai pela segunda vez em BH, é um bloco feminista e apresenta músicas que destacam o universo feminino de compositoras residentes em Belo Horizonte.

Os Blocos Clandestina e Bruta Flor tem página no Facebook, com agendas dos ensaios, e atividades  diversas .

https://www.facebook.com/blocobRUTAfLOR/

https://www.facebook.com/BlocoClandesTinas/




Oficialmente, em Belo Horizonte,  363 blocos se cadastraram para desfilar em 2017, entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março deste ano. Número 30% maior do que o do ano passado.
São esperadas 2,4 milhões de pessoas na ruas da capital este ano, número que representa um aumento de 20% em relação aos foliões do ano passado.

Fontes: CarnavalBH/ hojeemdia/uol/estadodeminnas/otempo
Foto: facebook blocos

MAIS LIDAS