segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A Primeira Mulher Negra Indicada Três Vezes ao Oscar "Viola Davis"

Ganhou estrela na Calçada da Fama,  em 2015, foi a primeira mulher negra a levar o prêmio de melhor atriz dramática no Emmy Awards, agora, aos 51 anos é a primeira atriz negra indicada três vezes ao Oscar. 

O anúncio dos indicados ao Oscar 2017 trouxe a vitoria  para a atriz Viola Davis: ela é a primeira atriz negra a receber três indicações ao prêmio, ao concorrer na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo filme "Cercas". 
Conhecida pela atuação em “How To Get Away with Murder”, uma das mais ovacionadas estrelas do cinema tem dado um show de representatividade nas telas e nos tapetes vermelhos, com discursos de conscientização sobre a condição do negro no cinema. Em 2015, Viola ostentou uma fala consciente apontando a ausência de oportunidades para a parcela negra da sociedade como fator determinante sobre o protagonismo majoritariamente branco no cinema, fato comprovado pelo lindo roteiro de vida que ela tem estabelecido a partir dos espaços alcançados. 
No dia 24, deste, a atriz negra foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pela performance em “Fences”, na qual Viola atua ao lado de Denzel Washington. O filme, baseado numa premiada peça teatral, conta a história de um homem que sonhava ser uma estrela do esporte mas que, para sobreviver, se tornou coletor de lixo. O filme esta ainda sem data de lançamento aqui no Brasil. 
A atriz já havia interpretado,  a mesma personagem na Broadway – atuação que lhe rendeu um Tony Award, em 2010. Recentemente, pelo papel na versão adaptada do cinema, a atriz já levou um Globo de Ouro. Viola Davis,  mantinha antes um empate com Whoopi Goldberg – outra grande atriz – no número de indicações para uma mulher negra, já foi também indicada a prêmios pela atuação em “Dúvida”, em 2009, e por “Histórias Cruzadas”, em 2012.   
Viola também marcou história de outra forma - dessa vez, ao lado de Naomie Harris e Octavia Spencer. É a primeira vez que três atrizes negras são indicadas em uma mesma categoria (nesse caso, a de atriz coadjuvante). 
Naomie concorre por "Moonlight: Sob a Luz do Luar", e Octavia por "Estrelas Além do Tempo". Viola foi indicada no Oscar 2017 na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo filme “Fences”, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil. 
O que tudo indica que em todo o histórico das edições da premiação, as atrizes negras só ganhavam nas categorias de comédia e minissérie.

Sobre Viola Davis foi a segunda a nascer dos dois seis filhos do casal Mae Alice e Dan – ela, empregada doméstica, operária de fábrica e dona de casa; ele, treinador de cavalos. A data de nascimento é 11 de agosto de 1965. O local? A fazenda de sua avó na Carolina do Sul (EUA). A condição sócio-econômica? “De extrema e abjeta pobreza”, de acordo com suas próprias palavras.
 Talentosa desde a adolescência, conquistou uma bolsa de estudos na Escola de Jovens para as Artes Performáticas, em Rhode Island College, onde graduou-se em 1988.Davis se formou no teatro em Rhode Island College, graduando-se em 1988, em 2002 ela recebeu um doutorado honorário em Belas Artes da faculdade.

Fontes:  Ceert/Blog primeirosnegros

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS