segunda-feira, 20 de junho de 2022

FRANCIA MÁRQUEZ ELEITA. A PRIMEIRA MULHER NEGRA A SE TORNAR VICE-PRESIDENTE DA COLÔMBIA

Por Mônica Aguiar 

"En primer lugar quiero darle gracias a Dios por este momento gracias , a la Virgen Maria, gracias a nuestros ancestros y ancestras,gracias a nuestra gente colombiana, a los jóvenes, a las mujeres,gracias colombia por este momento histórico" Francia Márquez

A ativista Francia Márquez é a primeira vice-presidente negra do país. A vitória foi anunciada neste domingo, 19.

Francia chegou a lançar a pré-candidatura para presidência do país no ano de 2021, contudo, englobou a chapa de Petro. O presidente eleito Gustavo Petro, se tornou o primeiro presidente de esquerda. Ex-combatente da guerrilha M-19 e, hoje, senador da Colômbia, venceram as eleições presidenciais no país. venceram com 50,44% dos votos.

Nos discursos de Francia durante a campanha dizia que trabalharia pelos negros, indígenas, mulheres, camponeses e membros da comunidade LGBTQIA+ se fosse eleita.

Francia chegou afirmar em várias entrevistas, já presumindo a vitória, que seria a primeira vez que políticos de esquerda chegarem à presidência do país.

"Como no Chile, e em muitos outros lugares, as pessoas cansaram de sofrer, se cansaram das promessas da elite, das 47 famílias que nos governaram a vida inteira. Se cansaram da guerra, porque continuam matando pessoas todos os dias. As pessoas estão fartas e querem mudanças. Minha candidatura ganha fôlego por isso, porque eu venho desses lugares dos excluídos", disse ela. 

Sua história nas trincheiras dos movimentos sociais é marcada com responsabilidade e solidariedade.  Sempre ajudando a organizar movimentos sociais. Em 2014, quando foi presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes de Yolombó, ela organizou a "Mobilização das mulheres negras pelo cuidado da vida e dos territórios ancestrais".

Formada pela Universidade Santiago de Cali em direito, Francia é mãe solo de dois filhos,  fará gestão de 2023 a 2026 .  

Para Francia ocupar um cargo no Estado não é o fim da trajetória. Para ela o fim é dignificar a vida, é cuidar da vida, é viver em um lugar mais justo e digno para todos. O fim é diminuir a mortalidade negra. Chegar à presidência da Colômbia é um meio, ocupar o Estado é um meio para seguir movendo essa luta que queremos como povo e como humanidade”. (Fonte G1)

“Me tornei uma ativista no processo de comunidades negras onde aprendi a me reconhecer como mulher negra, a reconhecer meu cabelo, minha negritude com orgulho, porque esse país nos fez sentir vergonha, nos fez sentir que somos responsáveis pelos infortúnios que tivemos que viver”, disse Márquez, que desde jovem é uma defensora das lutas das comunidades negras.

Bandeiras históricas que dialogam e se encontram nas narrativas das pautas e luta das mulheres negras brasileiras: Combate ao racismo, a pobreza e fome ,  defesa ao meio ambiente, defesa das mulheres, meninas negras e direitos humanos, sempre presentes em seu discurso e atuação. 

Desde muito jovem começou a liderar espaços em sua comunidade, e valorizar seus pares com o reconhecimento de sua negritude, em um país altamente racista.

A vice presidência de Francis mexe com as estruturas de poder político na Colombia e na América Latina onde a maioria de homens brancos estão sempre presentes.  

“já é uma evidência de que estamos rompendo com o patriarcado e o machismo 

na política”.

Como todas as mulheres negras que lutam por espaço na política e de poder,  Márquez era vista como uma mulher com pouca experiência política.

“As mulheres negras colombianas têm forte participação nos movimentos sociais e de luta por direitos nos territórios, no entanto, elas têm ainda pouco espaço nas posições de tomada de poder.

 

PARABÉNS FRANCIA . SEMPRE PRESENTES NA LUTA ! 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS