terça-feira, 26 de setembro de 2017

CRIOLA, 25 anos de luta!

por Mônica Aguiar 

CRIOLA completou  25 anos de luta no dia 02 de setembro, em comemoração, realizou ontem  25 de setembro, um seminário 
“25 Anos de Luta”. 
As atividades aconteceram  no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

O CRIOLA  vem nestes 25 anos atuando  em várias frentes e com  projetos para criação e desenvolvimento de novas tecnologias  que contribui e fortalece  a luta política de mulheres negras, produção de conhecimento qualificado e formação sobre/para as mulheres negras, formação de lideranças negras, mobilização e realização de ações políticas sobre setores da sociedade, governos e demais instâncias políticas pela efetivação de direitos, em particular: direito à saúde, acesso à justiça, equidade de gênero, raça e orientação sexual.

O CRIOLA esta sob a coordenação geral de Lúcia Xavier, militante histórica. Foi fundada por  Jurema Werneck , atual diretora Institucional da Anistia Internacional no Brasil  .


Criola é uma organização  não-governamental , fundada  em 1992 e coordenada  por mulheres negras. Atua  na defesa, promoção dos direitos e melhoria das condições de vida das mulheres negras numa perspectiva integrada e transversal.  Buscando a inserção de mulheres negras como agentes de transformação, contribuindo para a construção de uma sociedade fundada em valores de justiça, equidade e solidariedade, em que a presença e contribuição da mulher negra sejam acolhidas como um bem da humanidade.


Nestes 25 anos o CRIOLA vem contribuindo significativamente para que várias mulheres negras do Brasil se tornem  militantes e  lideranças com atuação direta em  diversas  áreas e seguimentos :  do trabalho, econômico, politico, tecnológico  e dos direitos humanos.  Traduzidos também na formação recente da Plataforma Aline e constituição da  Rede Nacional de Ciberativistas Negras que tem representação de quase todos os Estados do Brasil  e Eu  Mônica Aguiar  faço parte da Rede Nacional de Ciberativistas Negras /Minas Gerais .



Fontes e trechos : CRIOLA/ Plataforma Aline 
Fotos: CRIOLA/Internet

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS