quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Curso Tecnólogo Superior de Educador Social. O Primeiro no Brasil, Será Lançado em Novembro

Por Mônica Aguiar 

O primeiro curso Tecnólogo Superior de Educação Social, esta sendo idealizado desde 2014, pelo Fórum de Educadores Sociais e Populares do Paraná, fundado em 02 de outubro de 2016, dia Mundial do Educador (a) Social e será realizado pelo grupo UNINTER em nível nacional.
O Fórum é estadual, está composto por educadoras e educadores sociais, educadores populares, socioeducadores, e comunidades e está sob a coordenação do professor José Pucci Neto, funcionário público municipal, educador social em  Curitiba e idealizador do Curso Tecnológico de Educação Social.

De acordo com Vera Paixão, Coordenadora Cultural do Fórum Curso Tecnólogo de Educador (a) Social,
“O curso é necessário para garantir a qualificação técnica e humana do próprio profissional Educador (a) Social, para que possa atuar profissionalmente com os diferentes grupos sociais e étnicos do Brasil, considerando todas as carências e riscos socioculturais entre os jovens, as comunidades urbanas, quilombolas, ribeirinhas, mulheres negras, discriminação racial e intolerância religiosa, o preconceito e equidade social do Afrodescendente”.

O curso Educador Social possibilitará ao participante, atuação em todo território nacional de maneira qualificada, desenvolvendo e potencializando intervenção nos diferentes contextos socioeconômicos e cultural de cada região do Brasil, a fim que estes exerçam com técnica suas funções.

Também de acordo com Vera Paixão “É importante o aprimoramento científico dos conhecimentos, que vão desde a escuta qualificada, processo de interferências pessoais e grupos, até mediação de conflitos. Uma formação básica indispensável para uma qualificada atenção desse profissional que é o Educador Social”.
Por isso, esse profissional precisa não de uma simples capacitação como acontece hoje no Brasil, esse profissional Educador (a) Social precisa de formação de nível superior reconhecida pelo MEC. Diz  Vera

A mão de obra como profissional é muito grande, mas é muito desvalorizada.  A procura no Brasil por uma formação acadêmica de Educador Social é grande, pois oficialmente não existem Cursos Tecnólogos de Educadores Sociais no Brasil.

As mulheres representam 40% da categoria em todo o Brasil. Entre o sistema público, ONGs, Fundações e Iniciativa privada são cerca de 80.000 educadores e educadoras sociais no mercado de trabalho, mas sem a menor a possibilidade dessa formação. O Fórum possibilitará pioneiramente a formação a estes trabalhadores do Brasil.

A abrangência do Curso será nacional, em todos os Polos do Grupo UNINTER.

Por causa da demanda de todos os Estados Brasileiros terem os Educadores Sociais e ainda não existir essa formação tão importante para nós profissionais e para própria sociedade para qual trabalhamos. Finaliza Vera Paixão.


Sobre o Curso

Para participar do curso não existe faixa etária. O ingresso é livre, para todos os grupos e seguimentos da sociedade .
As informações gerais e inscrições estão previstas para começar em novembro. O vestibular e matrícula em Dezembro e as aulas em Fevereiro de 2018, em todo Brasil.

 O Curso Tecnólogo Superior de Educador (a) Social terá duração de dois anos, Modalidade EAD, Local - Polos do Grupo Universitário UNINTER, Preço ainda em estudos.

A equipe técnica é composta pelo Prof.Me.Dorival da Costa ,Coordenador do Curso de Serviço Social da UNINTER e Construtor do Projeto do Curso Superior Tecnólogo de Educador (a) Social pelo Grupo UNINTER ; Dra. Jandicleide Evangelista Lopes atual Coordenadora do Curso Superior Tecnólogo de Educador (a) Social da UNINTER, Vera Paixão e  Pucci Neto, Educador Social e Coordenador Geral do Fórum de Educadores Sociais e Populares do Paraná.

Todos Juntos na Luta pela Valorização, Reconhecimento Profissional e Respeito aos Educadores e Educadoras Sociais e Populares do Brasil.

Regulamentação da Profissão 

A Regulamentação da Profissão que Detemos no FESP - PR e o Projeto de Lei do Senado Federal PLS nº 328/2015, de Autoria do Senador Telmario Mota, de Roraima, que já esta na CAS, Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal cujo relator é o Senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul. 

Em conversa hoje com João Rios, assessor do Senador Telmario Mota, disse que o projeto esta em tramitação e foi para pauta hoje 23/08/17, mas devido a falta de coro na Comissão , o  projeto não foi aprovado.

Essa Lei Regulamenta exclusivamente em nível superior a profissão do Educador Social no Brasil, admite todos de nível médio e possibilita a atuação do Educador (a) Social em âmbito escolar, o que hoje já acontece no Brasil.
A profissão do Educador (a) Social já é mundialmente reconhecida em nível superior em países como: Argentina, Alaska, Uruguai, Portugal, Espanha, Alemanha, França.


Vera de Paula Paixão ou Vera Paixão: nascida em Mandaguari, mãe de Keny Adubi, Laremi e Moyemi. Técnica em Enfermagem, Cuidadora de Idosos, Acadêmica de Serviço Social, Militante do Movimento Social Negro há 30 anos. Fundadora e Coordenadora do Grupo Afro Cultural Ka-Naombo, que com a Dança Afro, teatro e poesia. Criadora do Concurso Beleza de Palmares. Realizadora do Show Tina Music. Atriz participou da Campanha da Semana de Consciência Negra e dias das Mães da RPC, do Filme Cafundó e do Documentário “Mirian quer Brigar”. Membro de Banca Examinadora de Cotas Raciais no Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. Membro do FESP - PR, Fórum de Educadores (as) Sociais e Populares do Paraná.  Participação no Projeto de Criação pelo Grupo UNINTER do 1* Curso Tecnólogo de Educador (a) Social do Brasil, Poetisa e Autora do Livro AYO, Membro do Grupo Mariana. Mulher Preta! Que incansavelmente busca uma sociedade mais justa, onde a população negra seja respeitada com seus traços, cultura e valores.



SERVIÇOs

Reunião do Fórum dos Educadores Sociais do Paraná

Data : 30 de Agosto, 
Horário: 19h00min horas.
Local - Rua XV de Novembro nº 362- CJ 802- Centro- Curitiba - Paraná.
IFIL- Instituto de Filosofia da Libertação.
Contatos- Tel- 41-99737-9388 - watsapp- 41 99972-5825
email-edusocialfespr@gmail.com

Pauta: Projetos de Leis que Regulamentam no Brasil as profissões: Pedagogo PL nº 6847/2017, Cuidador de Idosos PL nº 4.702/2011, Gerontólogo PLS nº 334/2013, ACS - Agente Comunitário de Saúde e ACE - Agente de Endemias PL nº 6437/2016 e ASSE- Agente de Segurança Socioeducativa na sua inter-relação com a Profissão do Educador Social Brasileiro PLS nº278/2014 e o PL 6.274/2016- Dia do ASSE do Agente de Segurança Socioeducativo.




Nenhum comentário:

MAIS LIDAS