terça-feira, 14 de junho de 2016

IIIº Destaque Mulher Negra


Por Mônica Aguiar

O Fórum de Mulheres Negras de Minas Gerais, através do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova- ( CERCUNVN), Coletivo de Entidades Negras de Minas (CENMG) e Beleza Negra da cidade de Montes Claros, em comemoração ao dia 25 de julho:- dia de luta da mulher negra latina americana e caribenha,  dia nacional de Tereza de Benguela e da mulher negra e dia 31 de julho:- dia internacional de luta das mulheres africanas,  realizara  28 de julho de 20016 em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais,  o 3º Destaque Mulher Negra.

Nesta edição, o objetivo central é celebrar os dias, homenageando mulheres negras de Minas e do Brasil, que atuam nas direções e frentes de sindicatos, centrais, representantes do executivo e parlamento, comunidades tradicionais de matrizes africanas e empreendedoras, acadêmicas, cientistas, polícias: federal, civil e militar dentre outras categoria, bem como mulheres que não são negras, mas fazem a defesa em conjunto com as mulheres negras no que diz respeito às desigualdades raciais, falta de oportunidades, diferenças salariais, visibilidades, estereótipos e violência.
IIº  Edição  Destaque Mulher Negra 

As homenagem são marco com ações positivas,  que garantem a interação e conversas,  entre diversas  mulheres que atuam  em vários setores e categorias da sociedade.

Pretende-se no dia que as homenageadas recebam medalha e diploma, das mãos das coordenadoras do evento,  e de mulheres homenageadas no  Iº e IIº Destaque Mulher Negra, que  passam ser simbolicamente madrinhas das atuais homenageadas.

A Coordenação do evento esta sendo realizada por: Mônica Aguiar militante feminista, blogueira, blog Mulher Negra, colunista, sindicalista, coordenadora Geral do Centro de Referencia da Cultura Negra de Venda Nova e diretora no Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais.

DiKota Djanganga keumzambe : Coordenação Executiva da CEN – Coletivo de  Entidades Negras MG e diretora no Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais.

Vera Nice dos Santos ( Brexó) : Ex-atleta, a primeira negra da primeira equipe profissional de handebol  mineiro,  Coordenadora de Politicas de Promoção da Igualdade Racial e Beleza Negra de Montes Claros,  diretora no Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais.

A primeira e segunda edição foi marcada pelas homenagens realizada as principais lideranças que pautam as especificidades das mulheres negras, organizadas em diversas entidades do estado e nacional no movimento negro e leitura de manifesto estadual com várias reivindicações aos setores do poder publico.

Foto : CERCUVN



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS