sexta-feira, 29 de abril de 2016

Sétima Semana de Valorização do Trabalho Doméstico acontecerá essa semana em Salvador

Em comemoração ao Dia do/a Trabalhador/a Doméstico/a – a ser celebrado nesta quarta-feira (27) -, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza a partir de quinta-feira até sábado (dias 28, 29 e 30), a 7ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico.

O evento que conta com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), é voltado às/aos trabalhadoras/es, empregadoras/es e ao público em geral, e acontecerá na Praça de Eventos do Shopping Center Lapa, sempre das 10 às 20 horas.

A abertura do evento será no dia 28 de abril, a partir das 10h, e contará com a palestra “Panorama do Trabalho Doméstico no Brasil e no Mundo”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença.

A ideia da Semana é valorizar as/os trabalhadoras/es domésticas/os; orientá-las/los a respeito dos seus direitos; dar visibilidade à profissão no âmbito da sociedade; ofertar serviços gratuitos à categoria; e abrir inscrições para cursos de qualificação, através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

Também serão ofertadas orientações trabalhistas, previdenciárias e de saúde, além de material informativo como cartilhas, folders, informes, dentre outros. Haverá ainda cadastramento de profissionais autônomos; emissão de Carteira de Trabalho; orientação sobre a saúde do trabalhador; prevenção à violência contra a mulher; autonomia e empreendedorismo para mulheres; e combate ao trabalho infantil.

Também são parceiros do evento: a Secretaria da Saúde; o Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge; o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia – Sindoméstico; o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – Fetipa; a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região; o Tribunal Regional do Trabalho - TRT 5; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção –Bahia; e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – Fenatrad.


Confira programação de palestras da SPM-BA:

28 de abril
15h10 – Violência de gênero no âmbito doméstico e familiar 
18h40 – Autonomia e empreendedorismo das mulheres 

29 de abril
14h00 - Violência de gênero no âmbito doméstico e familiar

30 de abril
11h15 - Autonomia e empreendedorismo das mulheres 

Um comentário:

Tânia B. Teodoro disse...

Excelente esse direcionamento de elencar as mulheres negras como referências. Parabéns pela iniciativa.

MAIS LIDAS