terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015 - MULHERES NEGRAS NO MUNDO

Por Mônica Aguiar 


Um dos momentos mais esperados no final do ano são as festas e com elas as expectativas do ano seguinte, com as notícias retrospectivas.  Sempre lemos uma história de amor ou lembranças de uma vida inteira, sobre economia, política e assim se vai.

Eu desconheço um blog ou um jornal que faça uma retrospectiva da Mulher Negra no mundo. A meu ver são insuficientes os destaques dado as mulheres negras e quando acontecem em grande escala sempre em datas específicas, que ao passar fica muito difícil a busca e pesquisa de matérias no Brasil e no  mundo. As matérias nem sempre trazem o protagonismo, na política, na economia, na cultura, literatura, no desenvolvimento cientifico e econômico,   para além das bandeiras pontuais  de luta das mulheres  nos movimento sociais ou  da  violência física tão sofrida. 

Tenho buscado também mudar a  redação das chamadas das  reportagens, que comprometem a visibilidade e destacam  estereótipos com responsabilizações veladas principalmente nas mulheres negras.

Tive o cuidado nesta retrospectiva que apresento , selecionar cinquenta e duas chamadas de janeiro a dezembro de 2015, notícias mais acessadas  no meu Blog Mulher Negra, como também outros campos da mídia, relevantes para história que com tempo poderão ser apagados das  lembranças.

No mais, desejo todas um feliz ano novo, muitas alegrias e que ano que vem seja das conquistas. 

RETROSPECTIVAS 2015 



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS