quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Prêmio Zumbi de Cultura




Por Mônica Aguiar 

O Prêmio Zumbi de Cultura é uma atividade organizada pela Companhia Baobá Minas, esta em sua VIª edição,  é renomada pela sua história em celebrações do mês da consciência negra, através da música, danças afros e premiações à personalidades históricas do movimento negro e personalidades que promovem em seu cotidiano a manutenção da cultura negra. 
A cada ano da premiação, entidades ou grupos são convidados para fazer indicação de três nomes, dentro de critérios específicos que passam pela atuação politica, arte, capoeira, manifestação culturais, educação, trabalho social, menção honrosa, religiosidade dentre outros.  
A primeira edição do Prêmio Zumbi de Cultura aconteceu em 2010. Desta data até o momento de preparo para realização da  VIª edição, aconteceram cinco grandes premiações e sempre promovendo grandes homenagens para várias personalidades,  dentre elas:- o cantor Milton Nascimento, o senador Paulo Paim, a Matriarca do Congado em Belo Horizonte, Dona Bela com 106 anos.  José Lourenço - Mestre Conga (Compositor, cantor e sambista), Dona Isabel, da Guarda de Moçambique 13 de Maio. Bailarino Evandro Passos, Maurício Tizumba, Empresária Betina Borges. Foram homenageados contemplados na categoria Religiosidade: Dona Carlota e Nelson Mateus, Tatetu Landeji, Mãe Rita, Mãe Efigênia – Muiende e  Tatetu Arabomi . 

Júnia Bertolino
A Diretora e Coreógrafa do projeto Júnia Bertolino ressalta em sua publicações para divulgação da atividade que este projeto é realizado graças ao apoio e à união de pessoas que acreditam nesta proposta, em que é fundamental o sentido da rede e a certeza de que juntos podemos muito! Por isso, a cada ano, o Prêmio Zumbi de Cultura ganha novos parceiros, amplia público e ocupa mais lugares na cidade. Parcerias com artistas e grupos culturais de Minas, na realização dessa iniciativa que valoriza e fortalece ações culturais na cidade de Belo Horizonte.


Sobre Companhia Baobá Minas
A foi criada em 1999, por Júnia Bertolino e busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira do povo brasileiro no intuito de trazer o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez. Além disto, mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.


O QUE ?

A abertura do VI Prêmio Zumbi de Cultura, no dia 10 de novembro, às 19h30, no Sesc Palladium, e no dia 18 de novembro às 19h na Sala Juvenal Dias. Ressaltamos a relevante contribuição nesta data de reflexão e comemoração pela luta e resistência de Zumbi de Palmares e de todos brasileiros, sobretudo de negros (as) deste país.




Júnia Bertolino, Diretora e coreógrafa da Cia Baobá Minas
(31) 9917-6762/(31) 9293-2047 premiozumbibaoba@gmail.com
baoba.danca@gmail.com / juniabertolino@yahoo.com.br
Blog do Prêmio Zumbi de Cultura: premiozumbidecultura.blogspot.com.br

Site Companhia Baobá: CIA. BAOBÁ DE DANÇA – MINAS – BRASIL

Fonte: Site Cia Baobá Minas
Fotos: Andrê Corrêa 

Um comentário:

Maria Aurea Santa Cruz disse...

Postei o cartaz para divulgar tb o evento no meu blog musasemmascara.blogspot.com
Desejo todo sucesso
abçs Maria Aurea

MAIS LIDAS