segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O incômodo causado por uma negra empoderada

Há quanto tempo faz que eu vi uma mulher negra andando escondida entre as várias pessoas, tentando ser não vista, tentando não chamar atenção e por isso sempre andando pelos cantos, olhando pro chão. 
Infelizmente ainda vejo muitas mulheres negras sendo ofuscadas e amedrontadas pelas diversas violências diárias que ocorrem com muitas de nós. Mas vejo também várias mulheres negras empoderadas, erguendo suas cabeças e sendo vistas, por toda sua trajetória, seja qual tenha sido e seja, uma mulher negra empoderada em meio de outra ou outras mulheres negras, incomodando muitas pessoas nos espaços que circulam e ocupam.
Uma mulher negra empoderada incomoda tanto assim. É extremamente impossível compreender que a posição social de uma mulher negra seja equivalente ao homem branco. A mulher negra que é faxineira, e que é invisibilizada diariamente não incomoda, mas a mulher negra que trabalha no setor ao lado, que está em reuniões falando, que argumenta quando quer… Ah, essa mulher negra incomoda muito. E em grande maioria das vezes, esta mulher negra que trabalha como faxineira apenas não incomoda tanto assim por ser invisibilizada diariamente no seu local de trabalho.
Essa mulher negra empoderada não pode ser invisibilizada mais. E a mulher negra que é faxineira também incomodará, porque a voz dela tem lugar pra ser ouvida e ela ficará cada vez mais alta e não será mais invisibilizada pelas pessoas que se empenham para nos calar, nos rebaixar. A mulher negra faxineira possui cada vez mais possibilidade de encontrar com outras mulheres negras empoderadas, sejam elas faxineiras ou não.
Nós, mulheres negras, não vamos nos calar. Continuaremos ocupando espaços que nos são de direito. A mulher negra vai incomodar por ser ela mesma, por saber o que quer e por alcançar suas próprias metas individualmente.
Cada vez que vejo mais mulheres negras deixando de andar escondidas nos cantos, com a cabeça baixa, olhando para o chão. Tenho visto cada vez mais mulheres negras erguendo seus turbantes e conscientes de sua força e potência.
Quando empoderamento é discutido, não consigo não pensar nessa mulheres que antes se escondiam e tentavam não ser vistas e agora chamam atenção e incomodam privilegiados. Espalhar empoderamento ajuda a empoderar mais mulheres negras, assim todas seremos cada vez mais visíveis e protagonistas de nossas próprias vidas, dificultando essa facilidade que o homem branco tem de querer nos roubar nosso protagonismo, nossa trajetória e histórias. Vamos espalhar empoderamento para continuarmos incomodando todo o tipo de coxinha racista que encontrarmos pela frente. 
A mulher negra faxineira tem toda minha gratidão e digo outra vez que a voz dela e de muitas outras mulheres negras terão potência, serão amplificadas pelo ativismo dessas mulheres negras já empoderadas.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS