terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ativista feminista Negra Lélia Gonzalez é a homenageada do Projeto Memória

Resultado de imagem para lelia gonzalez“Lélia Gonzalez: O feminismo negro no palco da história”, a nova edição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, será lançada no CCBB do RJ

No Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), hoje, 24/02, acontecerá o lançamento da nova edição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil que, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e Brasilcap, homenageará à feminista negra Lélia Gonzalez, que viveu no período de 1935 a 1994.

Historiadora, antropóloga e filósofa, autora de livros e diversos artigos, Lélia Gonzalez foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). Educadora, ativista e intelectual de destaque seu pensamento contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos preconceitos que mantêm mulheres negras em desvantagem na sociedade.

Para José Caetano de Andrade Minchillo, presidente da Fundação BB, a iniciativa contribui para a preservação da memória cultural brasileira. “Com esta edição do Projeto Memória a instituição presta justa homenagem à Lélia Gonzalez e sua obra em prol das igualdades sociais de gênero e raça” afirma.

Emocionado, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC), Hilton Cobra participará da homenagem e fala sobre o grande orgulho da profissional e amiga. “Lélia foi uma mulher que soube transmitir conhecimentos. Tive a imensa satisfação de tê-la conhecido e nos tornado amigos. Essa, é mais uma das merecidas homenagens a quem tanto colaborou para o enriquecimento de minha história e corroborou para a minha arte, inquietação e insatisfação, características necessárias para o fazer artístico”, afirma.

O evento também contará com a participação da coordenadora executiva da Redeh, Schuma Schumaher; do diretor administrativo e financeiro da Brasilcap, Marcos Moreira; do gerente geral da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Nogueira; do economista Rubens Rufino, filho de Lélia Gonzalez; familiares e amigos da homenageada, além de representantes de movimentos sociais.

Resultado de imagem para lelia gonzalezMateriais didáticos - O Memória elaborou 20 réplicas da exposição Lélia Gonzalez; 4 mil kits biblioteca (composto por livro fotobiográfico, DVD do documentário e caixa para acondicionar o material); 4 mil kits pedagógicos (composto por dois almanaques históricos e caixa para acondicionar o material); e o website da homenageada, que ficará hospedado no portal do Projeto Memória com todos os materiais disponíveis para download.

Os kits biblioteca serão, prioritariamente, encaminhados para organizações do movimento negro, núcleos de pesquisas sobre relações raciais das universidades, redes e organizações não governamentais voltadas para a superação do racismo, associações de comunidades quilombolas, comunidades de terreiro e entidades afins. Já os kits pedagógicos serão distribuídos em eventos locais, previstos para acontecer durante o 1° semestre de 2015.

Memória – Realizado pela Fundação BB desde 1997, o Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que visa difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país. O objetivo é resgatar, difundir e preservar a memória cultural brasileira por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e para a construção da cultura nacional.

Em edições anteriores já foram homenageados nomes como o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Alvares Cabral, o presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, o líder da Revolta da Chibata João Cândido, o Marechal Rondon e o poeta Carlos Drummond de Andrade. Acesse o http://www.projetomemoria.art.br e saiba mais.


Serviço:

Lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: O feminismo negro no palco da história”
Data: 24/02/2015
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro
Endereço: Rua 1º de Março 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ) Telefone: (21) 3808- 2020


Mais Informações:
Cláudia Moreira (61) 3104-4655; claudiatheo@fbb.org.br
Lídia Mara (61) 3104-4658; (61) 8357-2222; lidiamara@ideorama.com.br
Paula Crepaldi (61) 3104-4683; paula@ideorama.com.br
fbb.imprensa@fbb.org.br


Fonte: Fundação Banco do Brasil / Fundação Palmares 
Foto: Internet

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS