segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mulheres Negras avançam cada dia mais em Minas Gerais !

 por Mônica Aguiar 

O III Seminário de Planejamento do Fórum  Mulheres  Negras de Minas Gerias foi realizado nos últimos dias  28 e 29 , na Escola Sindical em Belo Horizonte. "Um sucesso total  colocar na  programação o jogo do Brasil . Um momento de grande confraternização e muita alegria ! "(afirma Rita Cataguases). 
Após confraternização sem se abater pelo cansaço e euforia da vitória um grande debate foi realizado em prol  das agendas no Estado, considerando o calendário eleitoral nacional, a atual conjuntura econômica e social a disputa dos projetos políticos no Brasil e em Minas Gerais,  além dos  informes das cidades presentes, Reforma Politica, a instituição do dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha no calendário nacional e a Marcha Nacional de Mulheres Negras . 
É visível o avanço no processo de empoderamento da mulher na sociedade latinoamericana e caribenha. Demonstração disto é a ascensão das mulheres que tiveram e se mantém ao posto mais alto do país: Atualmente contamos com a presidenta, Dilma Rousseff(Brasil) eleita e Cristina Kirchner reeleita ( Argentina),  reconhecidas pelo projeto político e pelos destinos para os quais conduzem seus países. Essa conquista, contudo, demonstra a necessidade de, também, priorizar-se a questão racial no enfrentamento as desigualdades ainda existentes e sem recorte .  
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é mais do que uma data comemorativa; é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras nesse continente.
Assim o Fórum fecha sua atividade dia 29, com mesmo pique de comemoração por ter aprovado várias atividades em seu calendário do mês de julho " Tereza de Benguela e da Mulher Negra" : 
20 de julho - Roda de conversa com Religiosas de Matrizes Africanas no Vale do Aço.  
25 de Julho - Homenagem as Mulheres Negras do Estado de Minas Gerais Montes Claros .
31 de Julho -  DIA D Ato cultural com divulgação do Manifesto NEGRAS, NEGRAS, NEGRAS ! Esta atividade tem com objetivo ser realizada com panfletagem do Manisfesto cobrindo  simultaneamente todas  regiões do  Estado das Minas Gerais no mesmo horário.

  • JUIZ DE FORA : Calçada Alfredo ( em frente ao Banco do Brasil )
  • CATAGUASES: Prç - Chácara Ana Catarina 
  • RECREIO: Prç. dos Ferroviários 
  • MONTES CLAROS : Prç. Dr. Carlos 
  • Metropolitana  Prç. SETE em Belo Horizonte 
  • UBERLÂNDIA  : a definir  
  • IPATINGA : a definir 
  • ALFENAS : a definir 
  • POMPEU : Prç  Carlos Eloi


A direção constituirá um calendário NEGRAS, NEGRAS , NEGRAS ! para divulgar agendas constituídas no Estado e no Brasil do mês de JULHO.
A Direção do Fórum  felicita a vinda de grandes DIRIGENTES NEGRAS á composição de sua  DIREÇÃO ESTADUAL :  

  • Ana Amélia : Recreio
  • Luiza Helena: Cataguases  
  • Sheila Botelho : BH 
  • Lúcia Livramento : Santa Luzia 
  • Marisa Vieira : BH 
  • Jéssica Carolina : BH 

3 comentários:

Marcinéia Gonçalves disse...

Muito bacana o Seminário de Planejamento do Fórum de Mulheres Negras de Minas.
A luta fica mais forte quando todas se unem!

Marcinéia Gonçalves

MONICA AGUIAR disse...

Isto mesmo Marcineia, somente nos sabemos a dor de sobreviver diuturnamente, com tanta opressão do machismo e do sexismo , mas também das discriminações e do racismo . Juntas somos fortes !

Luz13 disse...

Gostei do blog! Veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc Abraços