terça-feira, 1 de abril de 2014

Fotógrafo paulistano lança livro sobre comunidades quilombolas do Amapá

Fotografia presente no livro de Maurício de Paiva (Foto: Maurício de Paiva/Rufar dos Tambores)
Fotografia presente no livro de Maurício de Paiva
(Foto: Maurício de Paiva/Rufar dos Tambores)
Obra reúne fotografias de cultura afrodescendente no estado. Lançamento está programado para o dia 3 de abril, em Macapá.


O fotógrafo paulistano Maurício de Paiva lança em Macapá o livro ‘Rufar dos Tambores’, um fotodocumentário que retrata, através da visão fotojornalística do autor, as singularidades culturais e religiosas das comunidades afro-amapaenses. O livro será lançado no dia 3 de abril em um shopping center localizado na Rodovia JK, Zona Sul de Macapá. O trabalho mostra grupos manifestantes de marabaixo, batuque, zimba e sayrê, dos quilombos afrodescendentes do Amapá.
Fotógrafo da versão brasileira de uma das principais revistas sobre geografia, ciência popular, história, cultura, eventos e fotografia do mundo, Paiva chegou a Macapá em 2005 para conviver e aprender um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira, que tem fortes raízes no estado.
“Durante esses anos de pesquisa, tive grandes experiências frutíferas e vantajosas no extremo norte da linha do equador, dando-me mais norte, dando-me rufar mais alegre no ideário interno do projeto, compondo mais o conteúdo da obra”, disse Paiva.
Cultura afrodescendente representada na obra 'Rufar dos Tambores' (Foto: Maurício de Paiva/Rufar dos Tambores)
Cultura afrodescendente representada na obra 'Rufar dos Tambores' (Foto: Maurício de Paiva/Rufar dos Tambores)
A exposição de lançamento do trabalho inicia às 19h no hall administrativo do shopping center, e terá a presença da autora do prefácio da obra, professora doutora Piedade Lino Videira, graduada em educação artística com habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal do Amapá(Unifap).
Serviço
Lançamento do livro 'Rufar dos Tambores'
Data: 3 de abril
Hora: 19h
Local: Amapá Gardem Shopping, na Rodovia JK


Fonte: G1

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS