quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Evento em União dos Palmares/AL relembrar a última batalha no Quilombo dos Palmares

Arte: FCP


A terceira edição do projeto “De volta à Angola Janga” vai reunir os descendentes dos guerreiros quilombolas que sobreviveram ao combate ocorrida em 1694
Para relembrar a última batalha realizada no Quilombo dos Palmares, ocorrida em 6 de fevereiro de 1694, a Fundação Cultural Palmares – MinC realiza, por meio de sua Representação Regional em Alagoas, a terceira edição do projeto De volta à Angola Janga. O evento, que reunirá os descendentes dos guerreiros quilombolas que sobreviveram ao combate, acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Sítio do Recanto, localizado na subida da Serra da Barriga, em União dos Palmares – AL.
De acordo com Maria José, representante da FCP-MinC no estado, o evento é uma reverência às origens, tanto africanas, quanto do Quilombo dos Palmares. “Mais do que uma homenagem, nós queremos resgatar a memória desses homens e mulheres que lutaram pela liberdade dos milhares de negros e negras que foram escravizados no Brasil”, afirma.
O projeto “De volta à Angola Janga” é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Alagoas e grupos culturais do estado, e tem o Projeto Inaê e a Universidade Federal de Alagoas como parceiros.
História – O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século, tornando-se o maior centro de resistência negra no colonialismo. A nação erguida por africanos de diferentes etnias no Brasil foi batizada por eles de Angola Janga, que significa “pequena Angola”. Foi neste lugar que negros, indígenas se refugiaram por décadas até sua derrubada pelo comandante Domingos Jorge Velho, contratado pelo então governador de Pernambuco para destruir os quilombos da região.
Confira programação
18h – Estação Ferroviária
21h30min – Fala de Abertura;
22h – Saída para o Sítio Recanto;
22h30min – Chegada ao Sítio Recanto;
Ato religioso com participação do Pároco de União dos Palmares 1ª Parada – Estacionamento  Reflexão com os Capoeiristas 2ª Parada Eliponto / PJMP/Juventude de Terreiro 3ª Parada Jaqueira / Quilombolas 4º Parada – Entrada do Parque Memorial Quilombo dos Palmares/  Religiosos de Matriz Africana Café da Manhã / 8h Descida

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS