quarta-feira, 13 de novembro de 2013

III CONAPIR AVANÇA !!!

A presidenta Dilma Rousseff participou da abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.


A presidenta Dilma Rousseff encaminhou,  durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, carta ao Congresso sugerindo caráter de urgência ao projeto de lei que destina 20% das vagas em concursos públicos federais para negros.  
Além disso, a presidenta comunicou a priorização de distritos de saúde indígena (Dsei) e territórios quilombolas no Programa Mais Médicos, e criação de Diretoria na Seppir para cuidar desta ação em parceria com o Ministério da Saúde.
Não temos a menor dúvida que o decreto de reserva de vagas para negros em concursos públicos é mais um passo em direção à ampliação dos direitos da população negra no Brasil, considerando o Itamaraty que  já tem políticas afirmativas para a carreira diplomática.
Este é o  reconhecendo que o acesso é desigual em uma sociedade que sempre se titulou como igual. 
O Decreto significa que em breve negros e negras estarão ocupando espaços de gestão e decisão, também contribuindo para a superação do racismo institucional, que vigora com diversas faces.
Para as mulheres negras, a III Conapir tem um significado particular: avançar numa concepção de política de igualdade racial que questione os privilégios decorrentes do desenvolvimento excludente e seja capaz de alterar as prioridades da ação governamental a fim de considerar a população negra e, em particular, as mulheres negras, como sujeito estratégic. A meta deve ser apontar políticas de igualdade racial específicas, exigindo a integração da política pública e o reconhecimento do racismo e do sexismo como problemas para toda a gestão.(Afirma o INESC)

Ao longo de da histórias as mulheres negras tem empenhado para melhorar  o dialogo  com os Governos . Esta foi a primeira Conferencia que  nós  mulheres negras tivemos  agenda  e debates garantido de forma ampla, com  visibilidade nas nossas questões , bem como dentro da grade de programação da  Conferencia . O lançamento da Macha das Mulheres Negras que será realizada em 2015  na  IIIª Conferencia  foi um momento oportuno e significativo. (Afirma Monica Aguiar Coordenadora Geral do Fórum Estadual de Mulheres Negras/MG) 






Nenhum comentário:

MAIS LIDAS