sexta-feira, 15 de novembro de 2013

16 de Novembro - Dia Internacional da Tolerância

Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO e foram signatários 185 Estados.
Entretanto, a  Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do ano das Nações Unidas para a tolerância.
Nesta Declaração, os Estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Ainda, à Declaração Univesal dos Direitos Humanos indica entre outros princípios que todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião,  direito à liberdade de opinião e expressão, direito a educação, promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos .
Para a consecução dessa tolerância entre os povos, foram aprovados  vários instrumentos jurídicos internacionais,  entre os quais a Convenção Internacional dos Direitos Civis e Políticos, Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher e a Declaração de Eliminação de todas as formas de Intolerância baseada na religião ou crença.
O Dia Internacional da Tolerância é uma oportunidade, para cada ser humano renovar o seu  compromisso de praticar tolerância e promover harmonia.
A intolerância é um desafio global que toma muitas formas localmente. Para que seja efetiva, uma ação global deve ser complementada por medidas locais, nacionais e, igualmente, individuais.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS