segunda-feira, 29 de julho de 2013

Conferência de Igualdade Racial em Uberlândia/MG , encerra etapas municipais.

por Monica Aguiar  

Nos dias s 26 e 27 de julho aconteceu a IIIª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Uberlândia/MG a ultima da etapa municipais em Minas Gerais. Com o tema central Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por uma Uberlândia afirmativa.  A conferência foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal e contou  com palestras, painéis e debates   para  avaliar os avanços e desafios das políticas de igualdade racial no Brasil e no Estado,  abordando as estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo. Também fizeram parte desta pauta a análise dos arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial, a participação política e controle social, entre outros temas de relevância municipal. 
O evento foi realizado pela Superintendência da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Governo, teve como  palestra magna o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, ministrada por Hélio Santos, ativista histórico,  um dos responsáveis pelo dialogo dado ao Governo Federal desde 95 com Movimento Negro e também pela  implantação do sistema de cotas em Universidades Federais .  
Segundo a superintendente da Igualdade Racial, Marli Anastácio, a Conferência tratará da nova políticas que esta sendo implantada pelo governo municipal, no que se refere ao enfrentamento e combate ao racismo e a desigualdades raciais. “Temos certeza que nesse espaço configura a construção de propostas que promovem o bem estar da nossa sociedade, com justiça e igualdade para população negra ”, afirma a superintendente. 

Para a representante do Fopir, Conceição Leal, essa terceira Conferência é mais uma das grandes agendas  dentro da história de luta do povo negro. "Uberlândia,  o Triângulo Mineiro se faz presente contribuindo de forma muito humilde no combate ao racismo no Brasil, mas muitas  vezes foi o precursor dos principais agendas com debate e pauta colocada para o pais. 
 “Aqui, vamos debater e elaborar proposta para Plano Municipal e eleger nossos delegados e delegadas para a Conferência Estadual”, afirma o presidente da Comissão Racial da Câmara Municipal, David Thomaz.
Todas as propostas debatidas serão subsídio à elaboração do plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um dos pilares da proposta da administração no que tange a implementação de ações necessárias ao estabelecimento de uma cidade afirmativa.
A Conferência foi organizada por uma Comissão formada por membros do Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Comissão Racial da Câmara Municipal de Uberlândia. Representantes desses órgãos junto com demais membros da sociedade civil.

No fechamento dos trabalhos Foram eleitos também 15 delegados da sociedade civil e 06 delegados do poder público, 01 o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, um (01) da Câmara Municipal e uma (01) da Superintendência órgão gestor da promoção da igualdade racial totalizando : 24 delegadas e delegados à Conferência Estadual, confirmada para os dias 28 a 30 de agosto na região metropolitana de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS