quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Escritora Kanguimbo Ananaz apresenta obra literária em Londres


Escritora angolana Kanguimbo AnanásLuanda A escritora, Kanguimbo Ananaz, vai apresentar, ainda este ano, a sua mas recente obra literária denominada “As férias de Yahula”, na cidade de Londres, a convite da comunidade angolana na Inglaterra, garantiu hoje (segunda-feira), à Angop, em Luanda, a autora do livro.
 Na entrevista, Kanguimbo Ananaz fez saber que, a referida apresentação, insere-se nos festejos da comemoração do 37º aniversário da independência de Angola,  a ser celebrada a 11 de Novembro.
“As férias de Yahula”, disse,”retrata uma série de temáticas irmanadas com as mãos e os dizeres de Tchimuku e Tchipumu, ostentando o “ethos” cultural e a rica dinâmica de um povo que se conhece e sabe para onde vai, e que, por isso, sabe conciliar sempre produtivamente, os diferentes momentos da sua existência”, referiu a escritora.
 De acordo com a escritora, na obra há uma lição, segundo a qual, “quando a amizade e a sabedoria são amigas, vão a busca do conselhos e, como isso é positivo, faz das amigas verdadeiras agentes de mudança, através das ações que auxiliam na mitigação dos males”.
 É precisamente a vida dessa escola que  Kanguimbo Ananaz desfralda com as mãos da tia Kadona, que arruma cada coisa no seu lugar, e com a vaidade menina de Tchinina e Kanina, que da aldeia tiram a esperança para o futuro de uma vida “cheia”.
 Os amigos retratados na obra, são jovens que estavam atentos e preocupados com os problemas da sua comunidade, respeitando a à saúde  pública, e preocupando-se com doenças como o HIV-sida, a cólera, sarampo e a malária.
 Kanguimbo Ananaz, psicóloga de formação e consultora social, nasceu no bairro Forte de Santa Rita, na província do Namibe, a três de Fevereiro.

Escreveu já as obras “Seios do Deserto”, poesia, 2002, “Avô Sabalo”, conto infantil, 2006, “Soba Kangeiya” e a “Palavra”, conto infanto-juvenil, 2010, e “Regresso de Kambongue”, conto infanto-juvenil, 2011. Os seus textos consta das antologias,  “O Amor tem Asas de Ouro”, poesia, 2004, “Todos Sonhos”, poesia 2006, “Entre a Lua”,”O Caos, o Silêncio e a Flor”,  poesia 2011, e “Historias de Encantar”, conto 2011.

fonte e foto : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS