segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ciclo de Debates - Regulamentação, Salvaguarda e Incentivo à atividade da Capoeira


Divulgação/FCP
A capoeira é hoje tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro. Tendo em vista a importância deste título, o estabelecimento de articulações institucionais e a implementação de ações para o seu incentivo, a Fundação Cultural Palmares (FCP) realizará no próximo dia 18 em Brasília, o Ciclo de Debates Pró-Capoeira: Regulamentação, Salvaguarda e Incentivo à Atividade da Capoeira.
A proposta é contribuir para a salvaguarda e promoção da atividade no Brasil e no Mundo. De acordo com  Diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro, a preservação desse patrimônio demanda o seu reconhecimento enquanto profissão. “A sua regulamentação se configura como um importante passo para a valorização dos mestres e praticantes que reivindicam tratamento profissional”, explica.
No Senado Federal tramita o Projeto de Lei da Câmara nº 31 de 2009, cujo objetivo consiste justamente no reconhecimento da atividade de capoeira. O referido projeto releva a prática da capoeira como profissão, na sua manifestação como dança, competição ou luta. Segundo Reis, a capoeira é um vetor importante da cultura e pode se tornar também da economia do Brasil.
Outra proposta da PL n°31 de 2009 é acrescentar a atividade dentre as estabelecidas na legislação desportiva, elevando o capoeirista, cuja atividade consiste na participação em eventos, à condição de atleta profissional. O documento ainda estipula a necessidade de inscrição na Confederação Brasileira de Capoeira. Porém, o fortalecimento da atividade exige esforços dos Poderes Executivo e Legislativo, em diálogo com a sociedade civil, especialmente com os maiores interessados: os capoeiristas.
Para tratar do assunto, o Ciclo de Debates Pró-Capoeira levará o tema a capitais brasileiras que ainda serão definidas e será encerrado com uma audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 22 de novembro.
O Ciclo é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgãos vinculados ao Ministério da Cultura (MinC), com a Câmara dos Deputados e conta com o apoio dos Ministérios da Educação (MEC), do Esporte (ME), do Trabalho e Emprego (MTE) e com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Serviço
O quê: Ciclo de Debates Pró-Capoeira: Regulamentação, Salvaguarda e Incentivo à Atividade da Capoeira
Data: 18 de setembro
Horário: 19h  
Local: Auditório da Fundação Cultural Palmares    
Endereço: Setor Comercial Sul – Quadra 09 – Ed. Parque Cidade Corporate – Torre B – 1º andar.
 Fonte texto : FCP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS