segunda-feira, 2 de julho de 2012

Governo federal e Nações Unidas promovem seminário para começar a estruturar projetos de segurança alimentar e nutricional em cinco países do Continente Africano



O governo brasileiro, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), inicia hoje  (2) segunda ,  as primeiras atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) na África.

A primeira atividade é o  seminário internacional Programa PAA-África – Compras de africanos para a África, que reunirá representantes de cinco países daquele continente.


A iniciativa é uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFome) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID). 

O seminário sobre o PAA-África começa às 9h de segunda-feira, na Sala Santiago Dantas, do Palácio do Itamaraty, em Brasília. O MDS será representado pela secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, na abertura do evento. 

Até quarta-feira (4), serão promovidas mesas de debates e trabalhos em grupo.De quinta até sexta-feira, as delegações africanas conhecerão a experiência de compras governamentais de alimentos no município de Arapiraca, em Alagoas.
Projeto base – Inicialmente, o Programa PAA-África será desenvolvido no Níger, em Maluí, Moçambique, no Senegal e na Etiópia. A proposta é que cada um desses cinco países desenvolva um projeto com base na experiência brasileira do PAA. Para isso, a Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) contratou cinco consultores brasileiros que farão o diagnóstico da situação de cada país e auxiliarão no desenho de um projeto-piloto de compras governamentais de alimentos.  O período de permanência dos consultores em cada nação varia entre três e sete meses. O investimento total do programa é de US$ 2 milhões.

Além disso, o PAA-África tem em sua estrutura a troca constante de informações e experiências. A ideia é que os participantes conheçam o potencial das compras locais de alimentos como ferramenta de recuperação do sistema alimentar em situações de emergência. 

Programação

Segunda-feira (2)
09h00 - Mesa de abertura composta por: CGFOME, MDS, FAO, PMA e DFID 
10h00 - Painel 1: “Desafios e Perspectivas para Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto Africano” - Malauí, Moçambique, Níger, Senegal e Etiópia.
14h00- Painel 2: “Política Brasileira de Segurança Alimentar e Nutricional” - MDS, MDA e CONSEA
15h40 - Painel 3: “Estratégia de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e de Compras Locais de Alimentos” - MDS, Conab, PNAE/FNDE e Emater-DF

Terça-feira (3)
09h00 – Painel 4: “Compras locais no continente Africano, desafios e perspectivas para iniciativas de apoio internacional” – PMA/P4P, FAO Markets and Smallholders e PAA Africa.
10h45 – Grupos de trabalho: Experiências de compras locais, desafios e atores envolvidos 
14h00 – Grupos de trabalho: Experiências de compras locais, desafios e atores envolvidos

Quarta e Quinta-feira (4 e 5)
Visita de Campo em Arapiraca (AL)

Sexta-feira (6)
Visita de Campo em Arapiraca (AL)
16h00 – Encerramento: avaliação da oficina e discussão final sobre oportunidades e desafios do PAA-África

SERVIÇO
Abertura do Seminário Internacional Programa PAA-África – Compras de africanos para a África. Participação da secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi.
Data: 02/07/2012 (segunda-feira) 
Horário: a partir das 9h 
Local: Sala Santiago Dantas – Palácio do Itamaraty – Brasília/DF 

Ascom/MDS


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS