terça-feira, 12 de junho de 2012

Abertura do espaço ‘O Futuro Que Nós Queremos’ no foyer do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro


O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e o Comitê Nacional Organizador da Rio+20 (CNO) convidam para a abertura do espaço . Estarão presentes o Diretor do UNIC Rio e Porta-Voz Adjunto da Rio+20, Giancarlo Summa, e o Ministro Laudemar Aguiar, Secretário Nacional do CNO.
 O espaço – junto à Cúpula dos Povos – foi desenvolvido pela produtora RIO 360 e tem por objetivo mobilizar ainda mais a população para participar da conversa global lançada pela ONU chamada ‘O Futuro Que Nós Queremos’, que no Brasil ganhou um novo conceito, com a campanha “Eu Sou Nós”. Desenvolvida pelo Grupo Ogilvy, a “Eu sou Nós” convida as pessoas a abrir mão de sua individualidade e começar a pensar coletivamente.
 Esta mobilização já tem o apoio de centenas de brasileiros anônimos e famosos, como o ex-jogador Ronaldo, o cantor MV Bill, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho, o artista plástico Vik Muniz, e o arquiteto Oscar Niemeyer. As contribuições de milhares de pessoas estão no site da campanha –www.ofuturoquenosqueremos.org.br – e também nesta exposição, com mensagens vindas de vários países do mundo.
 No espaço interativo do MAM o público poderá deixar suas mensagens sobre o futuro do planeta tirando fotos ou gravando mensagens que serão disponibilizadas no site da campanha. Lá também ele será convidado a pensar, de forma simples e didática, sobre os sete temas principais propostos pela conversa global: empregos, energia, cidades, alimentos, água, oceanos, e desastres.
 Em quatro telões os visitantes de ‘O Futuro que Nós Queremos’ poderão também ver os desenhos que as crianças japonesas fizeram sobre as cidades nas quais elas gostariam viver no futuro cedidos pela Embaixada do Japão e que também estarão expostos no Pavilhão japonês no Parque dos Atletas; desenhos feitos por crianças brasileiras de todo o País mostrando o futuro que elas querem selecionados pelo Banco do Brasil; os filmes da campanha brasileira e da campanha mundial assim como frases selecionadas de participantes do mundo inteiro da conversa global intercaladas de fotos do arquivo das Nações Unidas, ilustrando o que é O Futuro que Nós Queremos.
A exposição mostrará também os resultados do concurso “Gota a Gota”, através do qual os participantes desenharam um anúncio para a mídia impressa que inspirasse as pessoas a poupar água. A iniciativa é do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e foram selecionadas 30 peças entre mais de 3.500 propostas, recebidas de 45 países europeus.
 
O que é a Rio+20
 
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, vai debater os rumos do planeta para os próximos 20 anos. As discussões serão baseadas em três pilares: social, ambiental e econômico.
“A Rio+20 Rio oferece uma oportunidade única em uma geração para apertar o botão reiniciar: definir um novo rumo em direção a um futuro que equilibre as dimensões econômicas, sociais e ambientais de prosperidade e bem-estar humano”, afirma o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. “Este é um momento para líderes mundiais e seus povos se unirem num propósito comum em torno de uma visão compartilhada de nosso futuro comum – O Futuro que Nós Queremos”. Acesse todos os temas que serão debatidos emwww.onu.org.br/rio20/imprensa
 
Serviço
 
Coletiva de Lançamento 
Terça-feira ,12 de junho, às 11h
 Foyer do MAM
 Museu de Arte Moderna
 Av. Infante Dom Henrique, 85
 Parque do Flamengo
 
Exposição O Futuro que Nós Queremos 
Foyer do MAM
 Museu de Arte Moderna
 Av. Infante Dom Henrique, 85
 Parque do Flamengo
 
Aberta todos os dias entre 12 e 22 de junho das 11h às 18h
 Sábados, domingos e feriados das 11h às 19h
 
Informações
 
UNIC Rio – Valéria Schilling e Gustavo Barreto
 (21) 2253-2211 | (21) 8202-0171 | (21) 8185-0582 | rio20@onu.org.br
 Material da campanha para a imprensa: www.onu.org.br/rio20/futuro

Fonte: ONU / Gênero Raça etnia

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS