quinta-feira, 21 de junho de 2012

ONU Mulheres e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) assinam acordo de cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero na Rio+20


Michelle Bachelet, Subsecretária-Geral e Diretora-Executiva da ONU Mulheres, – a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – assinou hoje com o Ministro Marco Farani, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o acordo do programa de cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A assinatura do documento aconteceu no Riocentro, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
O acordo vai avançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em programas nas áreas de Paz e Segurança e Proteção Social, financiados pelo Governo Brasileiro e pelas Nações Unidas. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros, estiveram presentes na cerimônia.
Através do programa, a ONU Mulheres e a ABC vão responder a necessidades e solicitações de cooperação dos governos e da sociedade civil na África, América Latina e o Caribe. Solicitações de cooperação devem ser feitas a embaixadas brasileiras ou a escritórios da ONU Mulheres nos países. ONU Mulheres e ABC vão indicar um Comitê Técnico para selecionar quais projetos serão apoiados e formular planos detalhados para cada projeto.
Michelle Bachelet, Subsecretária-Geral e Diretora-Executiva da ONU Mulheres, comentou sobre suas expectativas para o resultado da parceria: “Vamos reforçar nossa parceria com o governo brasileiro. Este acordo é um instrumento poderoso para ajudar-nos a alcançar nossos objetivos, reforçar a cooperação Sul-Sul e combinar a dimensão social com o empoderamento das mulheres”.


O programa de parceria prevê a alocação de três milhões de dólares (US$ 3.000.000,00), doados pelo governo brasileiro, para a execução dos programas em um período de três anos, após a aprovação dos projetos nacionais.
A ONU Mulheres é a Entidades das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A ONU Mulheres foi criada para acelerar o progresso e o atendimento das demandas das mulheres e meninas em todo o mundo.

Fonte: ONUMULHERES

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS