sábado, 17 de dezembro de 2011

Lançamento das Obras do Museu Marinheiro João Cândido será neste sábado

evento de lançamento das obras do complexo cultural que comportará o Museu Marinheiro João Cândido será realizado neste sábado (17), às 10 horas, no Morro do Embaixador, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. O espaço será construído em homenagem ao Almirante Negro que lutou pelo fim dos castigos físicos e pela melhoria das condições de trabalho dos marinheiros, João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, em 1910.
A arquitetura do prédio principal do complexo remeterá a um navio sobre as águas. Dois outros espaços já existem, são casas do período colonial que serão restauradas. A área total do museu será de aproximadamente 700m².
A Fundação Cultural Palmares participa do projeto desde sua idealização, acompanhou o processo de implantação e contribuirá com a doação de acervo para o Museu. A Prefeitura de São João de Meriti é a responsável pela obra. O presidente da Fundação, Eloi Ferreira de Araujo, participará do lançamento das obras.
“Este projeto vai aumentar o valor cultural da Baixada Fluminense e elevar a autoestima de sua população. Será o primeiro museu dedicado a este que é um dos maiores heróis da história brasileira”, disse o presidente da Fundação Palmares.
Eloi Ferreira reforça que o museu será uma importante ferramenta para que a história deste herói seja sempre lembrada. Para a Fundação, é importante que a população brasileira reconheça a luta do homem que mudou o rumo da história da Marinha e da população negra brasileira ainda no período pós-escravocrata.

Fonte : FCP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS