domingo, 20 de novembro de 2011

Iº Fórum de Promoção da Igualdade Racial- Caratinga


por  Mônica Aguiar

Com o objetivo de debater e planejar ações do governo municipal de forma democrática para  implementação de políticas públicas de igualdade  racial, a Prefeitura de Caratinga com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Centro Universitário de Caratinga (UNEC) promoveu  dia 18 e 19  novembro o I Fórum de Igualdade Racial .
O evento foi realizado no auditório Professor Celso Simões Caldeira na UNEC, celebrando  também o dia Nacional de Luta da Conciencia Negra - 20 de novembro.
Estavam na abertura do Fórum várias autoridades :-  o Prefeito João Bosco ,  Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude  Juarez Gomes ; Secretária de Educação Maria do Carmo; Vereador do PT João; O Chefe de gabinete Gilson ( Jipão) militante histórico do Movimento Negro e a Prof Ana Fraga,  dentre outras autoridades.
Acorreram várias apresentaçõe culturais: dos  alunos da escola Municipal Sebastião Clemente Vieira, do Grupo de Capoiera Raiz do Brasil, do Grupo Afro São Benedito e Grupo de Capoira Luandangola . 

Durante o evento também aconteceu  palestras ministradas por:  
Michley Marques : Conciliadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pesquisadora científica  seu tema : - Promoção da igualdade  Racial e Inserção Social;
Prof. Inês de Souza : MsC em educação e liguangem com tema :- Açõe afirmativas, Universidade e Educação Básica: Refelxão sobre a lei 10.639/03 
Monica Aguiar : Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais. Tema :- Conciencia Negra e Resitência  Cultural - Políticas Afirmativas em Cultura .

O evento foi realizado pela Secretaria  Cultura, Esporte , Lazer e Juvventude  e  coordenado pela  Chefe de seção da Igualdade Racial Paula Regina Nunes.

"Para Paula Regina,  o evento cumpre o papel importante de dialogar com a sociedade civil sobre as principais ações a serem implementadas pelo seu departamento na promoção da Igualdade racial". Diz que o evento cumpre também com mais um agenda para implantar o Plano Nacional de Promoção da Igualdade  Racial no Município ."

O Chefe de gabinete e militante do movimento negro Gilson, (Jipão) - fala  que a atividade reafirma  o dia  de luta da conciência negra, resgatando e  repassando para a sociedade presente no evento,  todo processo histórico da contribuição dos negros negras  na construção da sociedade e brasileira e da região, bem como,  os avanços do governo federal  após criação da SEPPIR ,  os problemas sociais que devem ser infrentados  frutos do racismo.

















Nenhum comentário:

MAIS LIDAS