sábado, 15 de outubro de 2011

Samba no Europalia

Velha Guarda da Portela e Teresa Cristina apresentam-se na Bélgica, no festival internacional


O Festival Internacional de Artes da Europa – Europalia. Brasil 2011 -esta acontecendo neste  final de semana
 A cantora e compositora Teresa Cristina (foto) e a Velha Guarda da Portela (foto) , apresentam  na Bélgica e  onde o público poderá apreciar o ritmo contagiante do samba.
 A cantora fez apresentações nesta sexta-feira (14), no Centre Culturel Régional de Dinant, e no sábado, no Centre of Fine Arts, em Bruxelas.
A Velha Guarda da Portela apresenta nos mesmos dias em Borgerhout, no De Roma, e em Bruxelas, também no Centre of Fine Arts.
Em seu show, a sambista Teresa Cristina tem como repertório de seu mais recente trabalho, “Melhor Assim – Ao Vivo”, em que interpreta canções de compositores consagrados como “Cantado”, de Paulinho da Viola.
Revelação
Para o curador da área de Música do Festival Europalia.Brasil, Benjamin Taubkin,  as apresentações podem revelar um Brasil ainda desconhecido do público belga. “Creio que, na verdade, os belgas compartilham com os europeus uma visão ainda exótica de nosso país. Mas, ao mesmo tempo, neste momento surge uma grande curiosidade, sobre que país é este, que vai além destes exotismos, para se afirmar como uma potência emergente econômica e também, apesar de todas as nossas dificuldades sociais, como um lugar de convivência mais pacífica na diversidade. Assim o samba ainda representa esta alegria- mestiça e de certa forma ingênua, afirmou Taubkin.
Em sua visão as atrações contribuirão para que o Brasil seja bem representado no festival. “Acho que a Velha Guarda representa esta tradição viva-não museológica. Esta é uma das qualidades da nossa cultura. Ao mesmo tempo que se renova- mantém o grande respeito a tradição. Não este respeito forçado, obrigado. Mas sim autêntico e agradecido. Em relação a Teresa Cristina, o curador destaqca que a cantora “tem  uma voz que mantém a tradição do samba, mas que a seu modo, traz também uma nova vida a este universo. Taubkin lembrou ainda da participação do projeto Gafiera 8, na noite em que Bruxelas experimentará o samba brasileiro. “O grupo de Gafieira integra o espetáculo como bailarinos e reúne também alguns dos mais importantes músicos  de samba do Rio de Janeiro.
Teresa Cristina
A cantora Teresa Cristina foi “descoberta” na Lapa, um bairro do Rio de Janeiro que é famoso por sua vida noturna vibrante e musical. Atualmente, a cantora viaja por todo o mundo e divide o palco com grandes nomes da música brasileira, incluindo Caetano Veloso, Seu Jorge e Marisa Monte.
Velha Guarda da Portela
O grupo foi formado por antigos integrantes da Escola de Samba Portela, fundada em 1923. A Velha Guarda estreou em disco em 1970, com Portela Passado de Glória, produzido por Paulinho da Viola. Com o sucesso do disco, o grupo passou a se apresentar em shows, sempre com um roteiro de sambas de geniais compositores do bairro de Oswaldo Cruz, subúrbio carioca.
Confira aqui a programação do Europalia.Brasil





Fonte  MinC por Marcos Agostinho
(Fotos: Divulgação)

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS