quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Miss Universo aceita posto de Embaixadora da ONU para Desertificação


Nova Iorque – A Miss Universo 2011, a angolana Leila Lopes, aceitou o convite das Nações Unidas para se tornar Embaixadora da Boa Vontade para a Desertificação, formulado o mês transacto por esta organização mundial.
 Leila Lopes manifestou essa disponibilidade quarta-feira durante uma reunião entre a Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, o Secretariado Executivo da Convenção da ONU sobre o Combate à Desertificação (UNCCD) e a Organização Miss Universo.
 Durante a reunião, realizada na Missão Angolana e conduzida pelo representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, embaixador Ismael Gaspar Martins, a miss e os membros da Organização Miss Universo receberam informações detalhadas do Secretariado Executivo da UNCCD acerca do papel e importância de um embaixador de Boa Vontade da ONU, especialmente nas questões atinentes ao combate à desertificação.
 Apesar de reconhecer ser uma missão difícil, a miss universo aceitou o desafio, justificando ser gratificante ajudar a mitigar o fenómeno da seca e desertificação e suas consequências, na medida em que este fenómeno contribui para a diminuição das terras aráveis e das zonas de pasto, causando o aumento da fome e da pobreza, principalmente nos segmentos populacionais - velhos, crianças e mulheres.
 Angola é um dos 110 países afectados pela degradaç.ão dos solos e desertificação, um processo de perda de fertilidade e de produtividade da terra que remete as pessoas à pobreza e à insegurança alimentar, sendo a África o continente mais vulnerável.
 Augura-se que a futura embaixadora Leila Lopes venha a desenvolver programas que contribuam para a sensibilização da comunidade internacional com vista a uma maior compreensão do problema e elaboração de políticas de gestão sustentável dos solos.
 A prevenção e regressão da desertificação, bem como a mitigação dos efeitos da seca são factores cruciais para a redução da seca e melhoria da sustentabilidade ambiental nas regiões áridas.
 A disponibilidade de Leila Lopes servir como embaixadora de Boa Vontade da ONU deverá ser formalizada pela Organização Miss Universo em carta de aceitação a ser dirigida ao UNCCD, o que poderá acontecer nos próximos dias.
 Com 194 países signatários, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação foi estabelecida em 1994. É o único instrumento internacional juridicamente vinculativo ligado ao ambiente, desenvolvimento e promoção da saúde dos solos, facilitando a realização dos objectivos do desenevoamento do milénio.
 
 
 
Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS